Lula critica própria delegação após vazamento de conversa sobre TikTok

Fala de Janja sobre TikTok causa climão em encontro entre Lula e Xi Jinping

Lula critica própria delegação após vazamento de conversa sobre TikTok
Lula critica própria delegação após vazamento de conversa sobre TikTok

Nelson De Sá, Pequim, China (folhapress) - 15/05/2025 06:15:09 | Foto: Agência Brasil

Em viagem a Pequim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se irritou na manhã desta quarta (14), noite de terça (13) em Brasília, com o vazamento da conversa que ele e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, tiveram com o líder Xi Jinping. No encontro, de forma inesperada para os chineses, Lula disse que era preciso regular a rede social chinesa TikTok no Brasil, e Janja também fez uma intervenção, o que gerou constrangimento.

Lula criticou sua própria delegação ao se referir ao episódio e disse achar estranho o vazamento, mas não apontou um responsável específico. "Alguém teve a pachorra de contar uma conversa que aconteceu em um jantar e que era muito pessoal e confidencial", afirmou Lula. "Se o ministro estivesse incomodado, ele deveria ter me procurado e pedido para sair [da reunião]", afirmou Lula sobre a situação.

Segundo Lula, além das autoridades chinesas, só estavam presentes no encontro seus ministros, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o deputado Elmar Nascimento (União-BA).

De acordo com o presidente, a resposta de Xi foi a de que o Brasil tem o direito de fazer a regulamentação das redes. "Não é possível a gente continuar com as redes sociais cometendo os absurdos que cometem, e a gente não ter a capacidade de fazer uma regulamentação."
Ainda segundo Lula, Xi se comprometeu a enviar uma pessoa para discutir a regulamentação das redes no Brasil. Pequim não se manifestou sobre o conteúdo da conversa.

Fala de Janja sobre TikTok causa climão em encontro entre Lula e Xi Jinping

NELSON DE SÁ, PEQUIM, None (FOLHAPRESS) - Uma fala da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, causou constrangimento durante encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder chinês, Xi Jinping.

Janja teria comentado com Xi sobre efeitos nocivos do TikTok, plataforma chinesa de vídeos curtos, que impactariam sobretudo crianças e mulheres. Ainda não está claro a quais efeitos ela se referia.

Em entrevista coletiva no fim de sua viagem a Pequim, Lula negou ter havido desconforto. "Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança para a gente discutir a questão digital -sobretudo o TikTok", disse Lula. "E aí a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e as crianças."
A reportagem confirmou com duas pessoas, uma da comitiva brasileira em Pequim e outra junto à parte chinesa, que a intervenção de Janja gerou incômodo entre os chineses.

"Se o ministro estivesse incomodado, ele deveria ter me procurado e pedido para sair [da reunião]", afirmou Lula sobre o suposto climão. O presidente não deixou claro a qual autoridade se referia.

Segundo Lula, além das autoridades chinesas, só estavam presentes no encontro seus ministros, além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do deputado Elmar Nascimento (União-BA). O presidente disse ainda achar estranho que a conversa tenha sido vazada. "Alguém teve a pachorra de contar uma conversa que aconteceu em um jantar e que era muito pessoal e confidencial", afirmou Lula.

Segundo o presidente, a resposta de Xi foi a de que o Brasil tem o direito de fazer a regulamentação das redes. "Não é possível a gente continuar com as redes sociais cometendo os absurdos que cometem, e a gente não ter a capacidade de fazer uma regulamentação."
De acordo com o presidente brasileiro, Xi se comprometeu a enviar uma pessoa para discutir a regulamentação das redes no Brasil. Pequim não se manifestou sobre o conteúdo da conversa.

Comentários para "Lula critica própria delegação após vazamento de conversa sobre TikTok":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório