Iphan e Governo do DF renovam parceria para ações de educação patrimonial

Termo de cooperação foi celebrado nesta quarta-feira (26), no auditório do Iphan, em Brasília (DF)

Iphan e Governo do DF renovam parceria para ações de educação patrimonial
Iphan e Governo do DF renovam parceria para ações de educação patrimonial

Assessoria De Comunicação Iphan - 27/02/2025 10:34:36 | Foto: Elionai Mariah/Iphan

Educação Patrimonial é todo o conjunto de processos educativos que sensibilizam as pessoas sobre a importância e os significados do patrimônio cultural. No Distrito Federal, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de firmar mais uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/DF) para a realização de ações conjuntas relacionadas à educação e ao patrimônio cultural entre 2025 e 2030. A cerimônia que celebrou a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, firmada no dia 10 de janeiro deste ano, foi realizada nesta quarta-feira (26), no auditório do Iphan, em Brasília (DF).

O presidente do Iphan, Leandro Grass, que também já foi professor da rede pública de ensino do Distrito Federal, ressaltou que a educação é primordial para as políticas públicas prosperarem. “Só a educação salva, é a base. Preservar o patrimônio exige educação, é a ferramenta mais importante para a preservação dos bens culturais”, disse.

Foto: Guilherme Gomes/Iphan

Foto: Guilherme Gomes/Iphan

O termo de cooperação deste ano visa dar continuidade às ações que já aconteciam entre 2020 e 2025. Durante esses anos, Iphan e SEE/DF coordenaram ações pedagógicas nas escolas públicas do Distrito Federal, capacitaram professores e articularam parcerias com a Universidade de Brasília (UnB) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para o oferecimento de cursos gratuitos em educação patrimonial.

“Essa cooperação ajuda o Iphan a atingir suas próprias políticas de salvaguarda, de preservação e de educação patrimonial. Até 2024, realizamos muitas entregas para a educação do DF que até então não estavam previstas no plano de trabalho. A expectativa é que a gente continue desenvolvendo atividades, a partir do termo, com outros órgãos do GDF, como a Secretaria de Cultura”, disse o superintendente do Iphan no Distrito Federal, Thiago Perpétuo.

A secretária de educação do DF, Hélvia Paranaguá, enalteceu o trabalho dos professores da rede pública de ensino e lembrou que eles são os grandes responsáveis por gerar o sentimento de pertencimento dos alunos. “É na escola que tudo começa. A formação dos professores é fundamental para que os estudantes entendam o valor do patrimônio. Precisamos resgatar o sentimento de pertencimento, o amor à história”, disse.

Ações de educação patrimonial

Juntos, Iphan e SEE/DF promovem as Jornadas do Patrimônio, ocasião em que professores da rede pública de ensino são recebidos por técnicos do Iphan para debater novas abordagens didáticas sobre educação patrimonial dentro das escolas. As jornadas são realizadas, anualmente, em diferentes territórios distritais.

Outro resultado da parceria entre os órgãos foi, em 2022, a produção de dois livros infantis da Coleção Patrimônio para Jovens, que traz temas do patrimônio cultural com foco no público infantojuvenil. Os exemplares “Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo” e “Athos colorindo Brasília” foram entregues para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal.

Em 2025, serão lançados mais dois volumes da Coleção, “Em busca da Planaltina perdida” e “Tinha um caco no meio do caminho”, que tratam, respectivamente, do patrimônio local da cidade mais antiga do Distrito Federal e do patrimônio arqueológico brasileiro, com foco no Planalto Central.

Após os ataques de 8 de janeiro de 2023 aos palácios dos Três Poderes, as instituições promoveram também uma série de atividades de educação patrimonial com estudantes de escolas públicas, inspiradas no trabalho de reconstrução das obras de arte danificadas durante o atentado. Cerca de 500 alunos participaram dos encontros.

Em 2024, SEE/DF e Iphan ofereceram, ainda, nove cursos online sobre educação patrimonial, com certificação. O conteúdo do curso é voltado para profissionais da educação, da cultura e do turismo, mas o público em geral também pode se inscrever no site da Escola Virtual de Governo.

Mais informações

Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr

Comentários para "Iphan e Governo do DF renovam parceria para ações de educação patrimonial":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório