Incêndios florestais em Portugal queimam 139 mil hectares até meados de agosto

Bombeiros tentam apagar um incêndio de arbusto em Lisboa, Portugal.

Incêndios florestais em Portugal queimam 139 mil hectares até meados de agosto
Incêndios florestais em Portugal queimam 139 mil hectares até meados de agosto

 lisboa, 17 Ago Agência Xinhua Brasil  - 18/08/2025 18:51:26 | Foto: Pedro Fiuza/Xinhua Brasil 

Bombeiros tentam apagar um incêndio de arbusto em Lisboa, Portugal, em 5 de setembro de 2019. Um incêndio florestal eclodiu na quinta-feira em Lisboa, informou a mídia local.

Cerca de 139 mil hectares de terra queimaram em Portugal até agora este ano, com quase metade do total
destruído apenas nos últimos dias. Isto é 17 vezes a área atingida durante o mesmo período do ano passado, de acordo com dados provisórios divulgados no sábado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O ICNF informou que 74.931 hectares queimaram entre 1º de janeiro e 14 de agosto. No sábado, o número havia subido para 139.091 hectares, com 64.160 hectares consumidos apenas nos últimos dias - 46% do total do ano.

Um total de 6.229 incêndios rurais foram relatados até o momento: 50% de matagal, 40% de floresta e 10% de terras agrícolas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de incêndios aumentou 79%, informou o ICNF.

Portugal está sob alerta para risco de incêndio florestal desde 2 de agosto. A Comissão Europeia informou no sábado que dois aviões de combate a incêndios solicitados por Portugal chegariam no domingo.

O país também relatou sua primeira fatalidade em incêndios florestais do verão na sexta-feira. As autoridades locais confirmaram que o corpo carbonizado do ex-presidente da junta de freguesia de Vila Franca do Deão, no distrito da Guarda, foi encontrado depois de este ter morrido enquanto lutava contra as chamas, segundo a imprensa local.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil informou que, até às 12h30 do sábado, 44 incêndios florestais permaneciam ativos em Portugal.

Bombeiros tentam apagar um incêndio de arbusto em Lisboa, Portugal, em 5 de setembro de 2019. Um incêndio eclodiu na quinta-feira em Lisboa, informou a mídia local. (Pedro Fiuza/Xinhua)

Comentários para "Incêndios florestais em Portugal queimam 139 mil hectares até meados de agosto":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório