A Perfection Company Limited personifica essa experiência.
Agência xinhua brasil - 15/07/2025 16:48:07 | Foto: Agência Xinhua Brasil
Para Luís Costa, diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Shanghai, a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês) funciona como uma ponte comercial poderosa, facilitando a entrada rápida destes apreciados produtos portugueses no vasto mercado chinês. O diretor observa um entusiasmo crescente entre os consumidores chineses por especialidades portuguesas, destacando-se o vinho tinto e o azeite.
Ele afirmou que a CIIE tem sido extremamente benéfica para o desenvolvimento das empresas portuguesas, com muitas a conseguirem estabelecer novas relações comerciais através desta plataforma.
A Perfection Company (Portugal) Limited personifica essa experiência. Não apenas participou em várias edições consecutivas da CIIE, como em 2024 deu um salto qualitativo, assumindo o papel de instituição organizadora. Nessa nova capacidade, a empresa conseguiu trazer 14 empresas portuguesas para a sua estreia na CIIE.
Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, destacou que, apesar da distância geográfica entre Portugal e a China, o comércio eletrônico transfronteiriço avançado e as redes logísticas eficientes, tornaram o comércio e a logística internacionais significativamente mais acessíveis.
Luís Costa enfatizou que a CIIE não só facilita o aumento imediato do volume de negócios para as empresas participantes, como também amplia significativamente a sua visibilidade e reconhecimento de marca na China. Ele apontou Shanghai como a melhor "cidade de aterragem suave" para a maioria das empresas portuguesas, servindo como uma plataforma estratégica para estabelecer parcerias e expandir redes por toda a China. Luís Costa descreveu a CIIE como um ponto de encontro crucial que reúne todas as partes interessadas relevantes num só local.
O aproveitamento da CIIE pelas empresas portuguesas vai muito além da mera venda de produtos ou procura de distribuidores. Luís Costa salientou que as empresas não só utilizam a plataforma para lançar novos produtos e obter feedback em tempo real da linha da frente do mercado chinês, como também pretendem mostrar plenamente os seus conceitos de produção ecológicos e sustentáveis através da exposição.
O ano de 2024 marca o 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Portugal. Neste contexto histórico, os laços econômicos entre os dois países continuam se fortalecendo. Segundo dados da Administração Geral das Alfândegas da China, Portugal foi o terceiro maior parceiro comercial lusófono da China em 2024, registrando negócios totais no valor de US$ 9,28 mil milhões, uma alta anual de 6,6%. Este ano marca o 20º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica abrangente China-Portugal. A China mantém, há vários anos consecutivos, a posição de maior parceiro comercial de Portugal na Ásia. Os investimentos chineses em Portugal abrangerão um espectro diversificado de setores, incluindo energia, finanças, seguros, saúde, entre outros.
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