Fauna silvestre do DF terá local exclusivo para atendimento emergencial

Parceria do Brasília Ambiental com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, HFAUS será inaugurado no próximo sábado (23), às 10h30, no Setor Hoteleiro de Taguatinga

Fauna silvestre do DF terá local exclusivo para atendimento emergencial
Fauna silvestre do DF terá local exclusivo para atendimento emergencial

Por agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno  - 22/03/2024 15:49:14 | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), inaugura neste sábado (23) o Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (HFAUS). O evento será realizado às 10h30, na sede do hospital, localizado no Setor Hoteleiro de Taguatinga.

Segundo o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, o empreendimento veio para suprir uma necessidade existente no DF durante as operações relativas à fauna silvestre. “O HFAUS será um local exclusivo para o atendimento emergencial da fauna nativa livre do Distrito Federal, atendendo demandas provenientes de resgates e apreensões de animais em situação de maus-tratos ou mesmo mantidos de forma irregular. Ele vai dar suporte aos órgãos de governo que realizam esse tipo de operação e cuidará dos animais silvestres que necessitem de atendimento médico veterinário e acondicionamento temporário”, explicou o dirigente.

O HFAUS irá fazer recepção, triagem, marcação, transporte, atendimento veterinário, acondicionamento, reabilitação e apoio à destinação da fauna silvestre no Distrito Federal | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre irá fazer recepção, triagem, marcação, transporte, atendimento veterinário, acondicionamento, reabilitação e apoio à destinação da fauna silvestre no Distrito Federal. Nesse primeiro momento, o local terá a capacidade de atender até 100 animais feridos por mês. O diferencial do serviço prestado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) é o fato de o HFAUS funcionar 24 horas, durante os sete dias da semana, ou seja, atender e prestar assistência durante as noites/madrugadas, finais de semana e feriados.

O hospital será administrado pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), em parceria com a autarquia ambiental, escolhida por meio de um edital de chamamento público realizado em 2023. “Estamos utilizando o mesmo modelo de gestão do HVEP, que se mostrou uma experiência de sucesso, e trazendo agora esse conhecimento para a fauna silvestre”, comentou o gerente de Fauna Silvestre (GEFAU) do Brasília Ambiental, Rodrigo Santos.

Rôney Nemer destaca, ainda, a parceria durante todo o processo de criação do HFAUS com outros órgãos como o Ibama, Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Fundação Jardim Zoológico de Brasília e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Serviço:
Inauguração do Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (HFAUS)
– Dia: 23 de março de 2024
– Horário: 10h30
– Local: Sede do Hospital e Centro de Reabilitação, situado no Setor Hoteleiro, Projeção H, Taguatinga Sul

*Com informações do Brasília Ambiental

Comentários para "Fauna silvestre do DF terá local exclusivo para atendimento emergencial":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório