Dois filhotes de jacutinga nascem no Zoológico de Brasília

Espécie é típica da Mata Atlântica e está ameaçada de extinção; após o período inicial no berçário, os filhotes estão em um recinto adaptado, fora da visitação pública

Dois filhotes de jacutinga nascem no Zoológico de Brasília
Dois filhotes de jacutinga nascem no Zoológico de Brasília

Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger - 04/02/2024 09:43:52 | Foto: Ameaçada de extinção, a espécie jacutinga habita a Mata Atlântica; com os dois filhotes, o Zoológico de Brasília conta com oito dessas aves | Foto: Divulgação/Zoológico

O Zoológico de Brasília celebra o nascimento de dois adoráveis filhotes de jacutinga, fruto do amor entre Bela e Fera, duas aves do zoo. Os pequenos nasceram em dezembro de 2023, reforçando o compromisso do zoológico em atuar na reprodução e conservação da espécie que atualmente está ameaçada de extinção.

Em 2022, o Zoológico registrou o nascimento de três indivíduos da espécie. Atualmente, a instituição conta com oito, sendo dois casais formados, dois jovens e dois filhotes recém-nascidos, refletindo os esforços contínuos em prol da conservação.

O Zoológico de Brasília colabora com o Plano de Ação Nacional para Conservação da Mata Atlântica, na qual está inserida a espécie jacutinga ( Aburria jacutinga ). Com o aumento do desmatamento e caça, a espécie entrou no estado de conservação como ameaçada de extinção.

Leia também

Zoológico de Brasília recebe criançada na Colônia de Feras

Cachorro-vinagre deixa Zoo de Brasília rumo a São Paulo, para reprodução

“A reprodução desses filhotes é mais uma conquista importante em nossa missão de conservação. A jacutinga é uma espécie que depende de nossos esforços em cativeiro para garantir sua sobrevivência na natureza, especialmente diante das crescentes ameaças às áreas naturais”, destaca o diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto.

Para garantir o sucesso reprodutivo, o zoológico proporciona ambientes cuidadosamente planejados, com vegetação exuberante e feno, criando condições ideais para a reprodução das aves. A equipe técnica possui expertise no manejo e não mede esforços para monitorar os comportamentos reprodutivos, por meio de observações periódicas.

Os filhotes, após o período inicial no berçário, agora desfrutam de um recinto adaptado, fora da visitação pública, para um monitoramento mais próximo e seguro.


*Com informações do Zoológico de Brasília

Comentários para "Dois filhotes de jacutinga nascem no Zoológico de Brasília":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório