Cultivar bambu para pandas na gelada Finlândia

Os pandas, Hua Bao e Jin Baobao, foram apelidados de "Pyry" e "Lumi", que significam "forte nevasca" e "neve", por seus anfitriões na Finlândia.

Cultivar bambu para pandas na gelada Finlândia
Cultivar bambu para pandas na gelada Finlândia

Agência Xnhua News Brasil - 09/03/2024 20:38:25 | Foto: (Foto por Matti Matikainen/Xinhua)

Foto tirada em 8 de janeiro de 2024 mostra um panda gigante comendo bambu no Zoológico de Ahtari, em Ahtari, Finlândia. Movidos pela paixão pelos pandas gigantes, agrônomos finlandeses estão aprendendo a cultivar bambu em temperaturas congelantes que normalmente não são propícias ao cultivo da principal fonte de alimento desses animais icônicos.

Movidos pela paixão por pandas gigantes, agrônomos finlandeses estão aprendendo a cultivar bambu em temperaturas congelantes que normalmente não são propícias ao cultivo da principal fonte de alimento desses animais icônicos.

No início de 2018, um par de pandas gigantes da China fez sua estreia pública no Zoológico de Ahtari, na região central da Finlândia. Foi a primeira vez que os pandas vieram viver no norte da Europa, e o evento foi recebido com grande entusiasmo pelo público finlandês.

Os pandas, Hua Bao e Jin Baobao, foram apelidados de "Pyry" e "Lumi", que significam "forte nevasca" e "neve", por seus anfitriões na Finlândia.

Enquanto isso, dois anos antes de sua chegada, um grupo de agricultores locais aceitou o desafio de cultivar bambu no país nórdico, onde as temperaturas costumam cair para menos de 30 graus Celsius no inverno. Os agricultores perseveraram, apesar dos contratempos, e seus esforços agora estão dando frutos, pois conseguiram cultivar bambu no frio extremo.

Ao longo dos anos, o consultor agrícola Jari Luokkakallio tornou-se um especialista em cultivo de bambu, motivado pelo desejo de criar as melhores reservas de alimentos possíveis para os pandas.

"Acho que os pandas preferem o bambu que eu levo para eles", disse Luokkakallio. "Ele é fresco e local."

Cerca de 50 agricultores aderiram ao projeto de cultivo de bambu quando ele foi lançado pela primeira vez em 2016. "O primeiro ano foi muito, muito difícil", disse Luokkakallio. "Quando a temperatura caiu para 30 graus negativos em novembro e dezembro, perdemos todas as plantas de bambu."

No ano seguinte, os agricultores começaram tudo de novo, disse ele. "E passamos a entender que tínhamos que proteger melhor o bambu."

Relembrando essas experiências, Luokkakallio enfatizou que era importante adotar técnicas adequadas ao clima da Finlândia. Por exemplo, a neve pode ser usada como um isolante natural para as plantas de bambu.

Quando Luokkakallio soube que o bambu cresce nas áreas montanhosas frescas e úmidas da China, ele se convenceu de que também poderia crescer na Finlândia nevada.

"A neve, na verdade, oferece a melhor proteção para o bambu, uma planta perene", disse Luokkakallio. Cobrir o bambu com neve garante a umidade adequada para as folhas, disse ele, para que elas permaneçam verdes e frescas.

Ao realizar experimentos e aprender com os erros, Luokkakallio disse que descobriu maneiras específicas da Finlândia de proteger o bambu, que é crucial para sustentar a dieta dos pandas localmente.

Atualmente, a produção local de bambu da Finlândia representa apenas uma fração do suprimento de alimentos para os dois pandas gigantes, oferecendo uma alternativa caso situações extremas impeçam que o bambu importado chegue a tempo.

"O cultivo de bambu é nosso hobby, não um negócio", disse Luokkakallio, acrescentando que ele e seus colegas estão muito satisfeitos por poderem fornecer algumas reservas alimentares alternativas para os adoráveis pandas em Ahtari. "Meus netos também estão muito orgulhosos de mim porque o que estou fazendo pelos dois pandas é especial."

Foto tirada em 8 de janeiro de 2024 mostra o consultor agrícola Jari Luokkakallio observando o bambu em Ahtari, Finlândia. Movidos por uma paixão pelos pandas gigantes, agrônomos finlandeses estão aprendendo a cultivar bambu em temperaturas congelantes que normalmente não são propícias ao cultivo da principal fonte de alimento desses animais icônicos. (Foto por Matti Matikainen/Xinhua)

Foto tirada em 8 de janeiro de 2024 mostra um panda gigante comendo bambu no Zoológico de Ahtari, em Ahtari, Finlândia. Movidos por uma paixão pelos pandas gigantes, agrônomos finlandeses estão aprendendo a cultivar bambu em temperaturas congelantes que normalmente não são propícias ao cultivo da principal fonte de alimento desses animais icônicos. (Foto por Matti Matikainen/Xinhua)

Foto tirada em 8 de janeiro de 2024 mostra o consultor agrícola Jari Luokkakallio carregando bambu em Ahtari, Finlândia. Movidos por uma paixão pelos pandas gigantes, agrônomos finlandeses estão aprendendo a cultivar bambu em temperaturas congelantes que normalmente não são propícias ao cultivo da principal fonte de alimento desses animais icônicos. (Foto por Matti Matikainen/Xinhua)

Comentários para "Cultivar bambu para pandas na gelada Finlândia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório