Chinesa GAC faz parceria com universidades brasileiras para pesquisar tecnologia de motores híbridos flex

A partir do primeiro semestre de 2025, o GAC Group pretende lançar pelo menos sete modelos no mercado brasileiro.

Chinesa GAC faz parceria com universidades brasileiras para pesquisar tecnologia de motores híbridos flex
Chinesa GAC faz parceria com universidades brasileiras para pesquisar tecnologia de motores híbridos flex

Foto: Agência Xinhua Brasil

A partir do primeiro semestre de 2025, o GAC Group pretende lançar pelo menos sete modelos no mercado brasileiro.

(web Editor: Beatriz Zhang, 符园园) Agência Xinhua Brasil - 13/12/2024 07:58:16 | Foto: Agência Xinhua Brasil

A fabricante chinesa GAC Group anunciou na semana passada um importante contrato de cooperação técnica com as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM) e estadual de Campinas (Unicamp). O acordo tem como objetivo impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento dos motores flex e híbridos flex de seus veículos.

Com sede na cidade de Guangzhou, sul da China, o GAC Group revelou que o investimento total nesse projeto será de 120 milhões de reais (US$ 19,7 milhões), reforçando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no mercado brasileiro.

A parceria inclui o desenvolvimento de tecnologias avançadas para motores e sistemas automotivos inteligentes, oportunidades de estágio para estudantes e profissionais, além de programas conjuntos de capacitação e treinamento.

"O Brasil é prioridade para o GAC Group", afirmou Alex Zhou, CEO da GAC Brasil. O escritório da empresa em São Paulo foi inaugurado no dia 4 de dezembro, e a montadora chinesa planeja investir 5,8 bilhões de reais (US$ 951 milhões) no país nos próximos cinco anos.

"A subsidiária brasileira será a terceira unidade fora da China, juntando-se às operações já estabelecidas na Tailândia e na Malásia. No mercado chinês, somos a quinta maior montadora, com uma produção anual de 2,52 milhões de veículos em 2023", destacou Wei Haigang, presidente da GAC Internacional.

A fabricante chinesa ainda está avaliando a localização de futuras linhas de produção no Brasil, considerando também a possibilidade de adquirir fábricas já existentes. Estratégia semelhante já foi adotada por outras montadoras chinesas. A BYD adquiriu a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, enquanto a Great Wall Motor comprou a planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis, São Paulo.

A partir do primeiro semestre de 2025, o GAC Group pretende lançar pelo menos sete modelos no mercado brasileiro, incluindo veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos.

(Web editor: Beatriz Zhang, 符园园)

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