Câmara Legislativa do DF recebe mostra que conscientiza sobre câncer de mama

Casos no Distrito Federal chegam a 1.030 ao ano

Câmara Legislativa do DF recebe mostra que conscientiza sobre câncer de mama
Câmara Legislativa do DF recebe mostra que conscientiza sobre câncer de mama

Daniela Reis (agência Cldf) - 05/10/2025 09:34:51 | Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

aqui..

A mostra foi inaugurada neste quinta-feira (2)

Em adesão à campanha outubro rosa, a Câmara Legislativa recebe a exposição A jornada, com fotos de pessoas anônimas e famosas diagnosticadas com o câncer de mama. Realizada pela Associação Recomeçar, a iniciativa divulga informações e fortalece as recomendações do Ministério da Saúde para o diagnóstico precoce e a prevenção. A mostra, que conta com o apoio do Conselho Curador de Cultura da Casa e dos distritais Wellington Luiz (MDB) e Gabriel Magno (PT), foi inaugurada neste quinta-feira (2) e segue disponível para visitações no Foyeur do Plenário até 31 de outubro, das 9h às 19h.

Esta edição rememora todas as exposições anteriores, que se sucederam entre 2013 e 2022. As imagens e os depoimentos refletem as jornadas de 14 mulheres e de um homem diagnosticados com o câncer de mama. Embora a incidência esmagadora seja de casos feminino, homens representam 1% das vítimas.

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF


A fundadora da Recomeçar, Joana Jeker, defendeu o diagnóstico precoce como política de estado e de governo para potencializar as chances de cura, que chegam a 95% quando a descoberta ocorre no início. “É importante que a mulher se cuide, se toque e faça seus exames regularmente, como a mamografia, preconizada a partir dos 40 anos”, orientou.

Paciente oncológica metastática aos 31 anos, Talita do Monte destacou como “muito importante” a interação com pessoas que passaram pelos mesmos processos que ela no enfrentamento à doença. Já a presidente do Conselho Curador, Jane Marrocos, salientou que políticas públicas efetivas voltadas para questões de saúde salvam vidas. Outro aliado no combate, segundo a subsecretária de Transformação Tecnológica e Inovação Feminina da Secretaria da Mulher do DF, Sandra Faraj, é o acesso à informação por dispositivos tecnológicos.

Um espaço de luta e acolhimento

A Recomeçar é uma associação sem fins lucrativos de mulheres mastectomizadas de Brasília, que atua principalmente na articulação de políticas públicas e promoção do controle social para garantir a celeridade em processos reabilitadores de pessoas afetadas pelo câncer de mama e tratadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF


Oncologia no DF

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, com 23% dos novos diagnósticos identificados dentre todos os tipos da doença. No Brasil, estima-se a ocorrência de 704 mil novos casos oncológicos no período de 2023 a 2025. Desses, para cada ano, cerca de 74 mil são de câncer de mama.

Tramita na Câmara Legislativa o projeto de lei 1124/2024, de autoria da deputada Jaqueline Silva (MDB), que propõe dispensar o pedido médico para mamografia de rastreamento do câncer nas mulheres, no âmbito do Distrito Federal.

Ao todo, 36 leis distritais concentram-se em demandas da oncologia. Alguns destaques são a Lei nº 4.761/2012, que trata da obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama para mutilação decorrente de tratamento de câncer; a Lei nº 2.801/2001, que garante a distribuição gratuita de medicamentos para pacientes oncológicos. Outras normas que versam sobre o tema são a Lei nº 5.865/2017, que estabelece o fornecimento de peruca às pessoas com alopecia provocada pela aplicação de quimioterapia ou por outro problema de saúde; e a Lei nº 3.078/2002, que concede o direito a uma folga anual às trabalhadoras para realização de exame do controle do câncer.

Comentários para "Câmara Legislativa do DF recebe mostra que conscientiza sobre câncer de mama":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório