As cadeiras que marcaram a história do design

Elas não são simplesmente para sentar e relaxar, jantar ou trabalhar. Estas cadeiras são clássicos do design. Chamam atenção em qualquer ambiente, seja pelas curvas, pelo formato curioso, ou simplesmente pelo conforto – na maioria das vezes, trazem todas estas características reunidas.

As cadeiras que marcaram a história do design
As cadeiras que marcaram a história do design

Por Caffe Designer/ Foto Divulgação - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:

Vamos mostrar como algumas cadeira revolucionaram o conceito de design.

Cadeira Wassily

Cadeira Wassily – Marcel Breuer, 1925. Apesar de haver uma crença popular nesse sentido, essa cadeira não foi projetada para o pintor abstrato Wassily Kandinsky. Com seu design racional e construtivo, essa peça é, no entanto, um símbolo da escola Bauhaus, onde o pintor era professor na mesma época em que Breuer era o chefe da marcenaria.

A história mais aceita seria de que o artista viu o móvel e admirou seu projeto, então Breuer fabricou uma dupla dessas cadeiras para os aposentos pessoais de Kandinsky, o que fez com que a peça ficasse conhecida como “Wassily” décadas mais tarde, quando foi relançada pela fabricante italiana Gavina, que apurou essa história.

Eames-lounge-chair

Eames Lounge Chair –Charles e Ray Eames, 1956. Feita de madeira compensada moldada e couro, essa peça desenhada para a Herman Miller levou anos para ser desenvolvida.

Foi o primeiro móvel desenhado pelo casal Eames para o mercado high-end, pois eles costumavam desenvolver móveis que pudessem ser produzidos em massa e com preço acessível, sendo a Eames Lounge Chair uma exceção.

Este item de luxo foi inspirado pelas tradicionais cadeiras de couro inglesas (“Club Chairs”). Segundo os autores, eles queriam reproduzir uma aparência calorosa e receptiva, como se fosse uma luva de baseball usada! De grande relevância histórica, e amplamente difundida no mercado do mundo inteiro, essa peça faz parte da coleção permanente do MoMa – Museu de Arte Moderna de Nova York.

Tulipa

Cadeira Tulipa – Eero Saarinen, 1955. Desenhada para a empresa Knoll, de Nova York, essa linha de cadeiras foi imaginada para complementar a mesa de jantar da mesma coleção. Suas linhas curvas e suaves são uma marca do modernismo e naquela época o formato era considerado experimental para os materiais e tecnologias disponíveis. Enquanto inicialmente essa cadeira era considerada futurista, por suas curvas e material artificial, hoje ela se tornou um clássico do desenho industrial, por se tratar de um móvel feito com uma única peça, inteira de fibra de vidro.

Ball Chair e Bubble Chair


Uma das vantagens da “cadeira bola” do finlandês Eero Aarnio (1932), lançada em 1965, é a acústica. Sentado nela, os ruídos externos diminuem bastante, o que é perfeito para tirar uma soneca ou atender o telefone. Aarnio é conhecido por ser pioneiro em usar materiais plásticos em seus projetos, principalmente nos anos 60, com a introdução de fibras de vidro. Em 1968, o designer futurista criou uma prima para Ball, a bubble chair, ou cadeira bolha. A inovação veio na transparência de toda a superfície e por não ter base no chão, sendo assim, pendurada no teto. O design moderno fez da cadeira sucesso instantâneo. Muitos diretores de filmes de ficção científica adotaram o desenho de Aarnio como cenário, um deste filmes foi MIB – Homens de Preto.

Cadeira Barcelona

Cadeira Barcelona – Mies van der Rohe e Lilly Reich, 1929. Projetada originalmente para receber a realeza espanhola no Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona em 1929, essa cadeira se tornou um ícone do design moderno, presente em milhares de casas e escritórios no mundo todo. O quadro havia sido inicialmente concebido para ser parafusado, mas foi redesenhado em 1950 utilizando o aço inoxidável, o que permitiu que fosse feito por uma só peça perfeita de metal, dando uma aparência mais suave.

Cadeira Egg

Cadeira Egg – Arne Jacobsen, 1958. Essa peça de traços marcantes e extremamente confortável foi originalmente projetada para o hotel Radisson SAS em Copenhague, na Dinamarca, a cadeira Egg é editada até hoje pela tradicional fabricante escandinava Fritz Hansen. O desenho leva o estilo típico de Jacobsen, com materiais de primeira qualidade. Acredita-se que a peça tem inspiração na cadeira “Womb”, do também escandinavo Eero Saarinen.

LC2

LC2 – Le Corbusier, 1928. Introduzida durante o Salon d’autumne em Paris, a série de móveis assinada pelo arquiteto Le Corbusier teve participação de sua equipe de designers, que contava com nomes como Charlotte Perriand e Pierre Jeanneret. Os desenhos são resultado da necessidade de preencher seus projetos modernos com um mobiliário que seguisse a mesma linguagem. Segundo Le Corbusier definiu, esses móveis são pensados como extensões de nossos membros, adaptadas às nossas necessidades como um servo dócil, discreto e modesto. A constituição das cadeiras da série LC reforça esses dois principais objetivos: conforto e neutralidade.

Cadeira Panton

Cadeira Panton – Verner Panton, 1965. Essa cadeira de plástico em forma de S foi a primeira cadeira de plástico moldado em uma só peça do mundo. Uma das obras-primas do design dinamarquês, é uma peça empilhável, cuja estrutura exibe um balanço e uma continuidade sem precedentes. Apresentado pelo jovem designer à fabricante Vitra, esse desenho marcante ganhou o mundo, em diversas cores e tamanhos, sendo hoje um dos maiores ícones do design de móveis.

Cadeira-Wishbone

Cadeira Wishbone – Hans J. Wegner, 1949. Mesmo se você não é um entusiasta de design e não sabe o seu nome, é grande a chance de você já ter visto ou até mesmo sentado na cadeira “Wishbone” (em homenagem ao formato daquele ossinho de frango que popularmente é puxado por duas pessoas para fazer um desejo). Em produção há mais de 60 anos, essa cadeira de jantar foi um dos primeiros desenhos de Hans J. Wegner para Carl Hansen & Son. Com linhas limpas e um estilo simples, à moda escandinava, essa é uma peça produzida artesanalmente, sempre da mesma forma, pelas mãos de habilidosos artesãos. Compõem a cadeira ao todo 14 peças, que exigem 100 processos separados e cerca de 3 semanas de preparação.

Cadeira “Red and Blue”

Cadeira “Red and Blue” – Gerrit Rietveld, 1917. Essa peça é um ícone não só do design, mas também da arte. Ela representa uma das primeiras explorações em três dimensões do movimento de arte holandês De Stijl, do qual fez parte o famoso pintor Piet Mondrian. Enquanto protótipo, a cadeira originalmente foi pintada de preto, cinza e branco. Foi após uma sugestão do arquiteto Bart van der Leck, que pertencia ao mesmo grupo, que ela ganhou suas cores marcantes. Essa peça pertence ao acervo de diversos museus e é objeto de desejo para muitos arquitetos, designers e entusiastas, tanto por seu valor histórico quanto por sua construção simples.

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