Americanos aguardam ansiosos retorno dos pandas gigantes

Os amantes de pandas nos Estados Unidos receberam um esperado impulso de esperança depois que organizações de conservação da vida selvagem da China e dos EUA assinaram uma nova rodada de acordo esta semana sobre a conservação do panda gigante.

Americanos aguardam ansiosos retorno dos pandas gigantes
Americanos aguardam ansiosos retorno dos pandas gigantes

Por Tan Jingjing - Agência Xinhua Brasil - 25/02/2024 18:16:30 | Foto: San Diego, Estados Unidos, 23 fev (Xinhua)

A Associação de Conservação da Vida Selvagem da China assinou o acordo com a San Diego Zoo Wildlife Alliance (SDZWA) dos EUA e o Aquário Zoológico de Madri na Espanha sobre a cooperação na conservação de pandas gigantes, como parte dos esforços para intensificar a proteção das espécies em nível global.

Pessoas visitam Zoológico de San Diego em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 22 de fevereiro de 2024. Os amantes de pandas nos Estados Unidos receberam um esperado impulso de esperança depois que organizações de conservação da vida selvagem da China e dos EUA assinaram uma nova rodada de acordo esta semana sobre a conservação do panda gigante. (Foto por Zeng Hui/Xinhua)

“Estamos honrados com a oportunidade potencial de continuar nossos esforços colaborativos de conservação para garantir o futuro dos pandas gigantes. Assim, a SDZWA está tomando medidas importantes para garantir a preparação para um possível retorno. Isto inclui compartilhar nossos planos de conservação detalhados com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA para garantir o alinhamento para o maior benefício dos pandas gigantes”, disse a dra. Megan Owen, vice-presidente de ciência da conservação da SDZWA.

A mensagem se espalhou rapidamente entre os amantes de pandas nos Estados Unidos, que estão ansiosos para ver os pandas gigantes de volta. No Zoológico de San Diego, muitos visitantes falaram que a notícia é “emocionante”, “fantástica” e “incrível”.

“Gritei quando recebi um e-mail da Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego hoje de manhã, com a notícia da volta dos pandas gigantes. Estamos muito entusiasmados”, disse à Xinhua na quinta-feira, Lillian Hallberg, visitante de Boston.

“Esta aliança entre os EUA e a China é maravilhosa”, mencionou ela.

Lillian Hallberg e seu marido George Hallberg adoram pandas. Eles visitaram o Zoológico de San Diego e o Zoológico Nacional de Smithsonian em Washington, D.C. muitas vezes, quando haviam pandas gigantes lá.

“Os pandas são uma das espécies icônicas que as pessoas em todos os lugares amam, porque quando você olha para eles, são redondinhos e estão rolando em seus habitats, se divertindo e comendo cana-de-açúcar. Eles simplesmente trazem alegria”, disse George Hallberg à Xinhua.

“Todos os cidadãos dos EUA adoram os ursos panda, em todo o mundo também”, acrescentou Lillian Hallberg.

“Ambos (EUA e China) estão fazendo tudo juntos. A conservação funcionou. É muito importante”, mencionou George Hallberg.

Assim como a família Hallberg, muitos americanos estão ansiosos para ver os pandas gigantes de volta.

Claudia Rodriguez, residente local de San Diego, disse à Xinhua que se divertiu muito com os dois últimos pandas gigantes do Zoológico de San Diego, Bai Yun e seu filho Xiao Liwu, antes de retornarem à China em 2019.

“Eles eram muito populares e muitas pessoas vinham vê-los”, disse ela. “Eram muito lindos”.

Os pandas são símbolo da relação entre China e EUA há muito tempo.

Em 1972, dois pandas gigantes chegaram ao Zoológico Nacional de Smithsonian em Washington, D.C., também conhecido como Zoológico Nacional dos EUA, vindos da China como presente do governo chinês após a viagem inovadora à China do então presidente dos EUA, Richard Nixon.

O Zoológico de San Diego teve pandas de 1996 a 2019, antes de Bai Yun e Xiao Liwu deixarem o zoológico e voltarem para sua terra natal em maio de 2019.

A SDZWA tem uma parceria de conservação de quase 30 anos com colaboradores de pesquisa na China focada na proteção e recuperação de pandas gigantes. Estes esforços colaborativos tiveram impactos significativos, incluindo uma maior compreensão científica da biologia, cuidados e bem-estar dos pandas gigantes, e do que os pandas precisam para prosperar em um clima em mudança, de acordo com a SDZWA.

Atualmente, o habitat do panda gigante no Zoológico de San Diego está em construção. Há preparativos em andamento para a chegada dele.

“Nosso objetivo não é só mostrar os pandas. Claro que queremos que as pessoas se conectem e se apaixonem por eles assim como nós e apoiem nosso trabalho de conservação. Mas o propósito foi e sempre será conservar a espécie”, disse à Xinhua, Andrew James, representante sênior das relações públicas da SDZWA.

A parceria da SDZWA, dos seus parceiros na China e de outras instalações zoológicas nos Estados Unidos e em todo o mundo tornou o último programa muito bem sucedido, disse ele.

“Continuaremos mantendo esse relacionamento com nossos parceiros na China, e o objetivo é conservar os pandas. Estamos confiantes de que o próximo capítulo será tão bem-sucedido quanto o anterior”, mencionou James.

Jeff He, que viajou de Los Angeles ao Zoológico de San Diego com sua esposa e sua filha, disse à Xinhua que espera ver mais intercâmbios e cooperação entre os Estados Unidos e a China, além da conservação dos pandas gigantes.

“Os pandas servem como embaixadores da boa vontade da China. Eles são adoráveis e fofos. Espero que a volta dos pandas traga mais alegria e esperança”, mencionou ele.

Uma garota visita uma loja de presentes com pelúcias com tema de panda gigante no Zoológico de San Diego em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 22 de fevereiro de 2024. Os amantes de pandas nos Estados Unidos receberam um esperado impulso de esperança depois que organizações de conservação da vida selvagem da China e dos EUA assinaram uma nova rodada de acordo esta semana sobre a conservação do panda gigante. (Foto por Zeng Hui/Xinhua)

Varinhas de bolha com tema de panda gigante são vistas em uma loja de presentes do Zoológico de San Diego em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 22 de fevereiro de 2024. Os amantes de pandas nos Estados Unidos receberam um esperado impulso de esperança depois que organizações de conservação da vida selvagem da China e dos EUA assinaram uma nova rodada de acordo esta semana sobre a conservação do panda gigante. (Foto por Zeng Hui/Xinhua)

Visitantes Lillian Hallberg (e) e George Hallberg concede entrevista à Xinhua sobre a relação China-EUA. cooperação para conservação do panda gigante no Zoológico de San Diego em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 22 de fevereiro de 2024. Os amantes de pandas nos Estados Unidos receberam um esperado impulso de esperança depois que organizações de conservação da vida selvagem da China e dos EUA assinaram uma nova rodada de acordo esta semana sobre a conservação do panda gigante. (Foto por Zeng Hui/Xinhua)

Comentários para "Americanos aguardam ansiosos retorno dos pandas gigantes":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório