De acordo com parentes e amigos dos doentes, funcionários terceirizados da limpeza estão em greve. G1 aguarda resposta da empresa e da Secretaria de Saúde.
Por G1 Df E Tv Globo - 11/12/2020 19:22:29 | Foto: Reprodução TV Globo
Acompanhantes de pacientes limpam o chão de hospital público no DF
Acompanhantes de pacientes internados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Distrito Federal, lavaram o pronto-socorro da unidade de saúde, nesta sexta-feira (11). De acordo com parentes e amigos dos doentes, os funcionários terceirizados da limpeza estão em greve.
Na gravação, uma acompanhante aparece com um rodo. A mulher usava uma luva descartável para fazer a limpeza. Parte do chão estava com sabão e uma segunda pessoa ajudava.
O G1 questionou a Secretaria de Saúde sobre a situação mostrada no vídeo. No entanto, até a última atualização desta reportagem, a pasta não havia enviado resposta. A reportagem também tenta contato com a empresa responsável pela limpeza dos hospitais.
A pessoa que filmou a cena dentro do hospital desabafou sobre a situação. De acordo com a mulher, muitos pacientes são idosos.
"Por falta de profissionais da limpeza, nós mesmos resolvemos limpar porque tá muito sujo. As próprias pessoas que estão cuidando dos pacientes é que estão fazendo essa limpeza", disse a acompanhante.
Acompanhantes de pacientes limpam o chão de hospital público no DF — Foto: Reprodução
Segundo o sindicato que representa os terceirizados, a greve é por tempo indeterminado. Os trabalhadores afirmam que não receberam o salário do mês de novembro.
Conforme o Sindiserviços, a Empresa BRA, contratada pela Secretaria de Saúde, deveria ter depositado na conta dos empregados desde o último dia 5 de dezembro, segundo determina a Convenção Coletiva de Trabalho do Sindiserviços-DF.
"Os profissionais estão cumprindo com a lei da greve e 30% do efetivo estão mantendo a limpeza nas áreas prioritárias dos hospitais", disse o sindicato.
Papel higiênico jogado no chão, em Hospital Regional do Gama, no DF — Foto: Reprodução
Em uma foto, feita no Hospital Regional do Gama (HRG) e enviada para a TV Globo nesta sexta-feira (11), uma pessoa denunciou a sujeira em um banheiro. A imagem mostra papel higiênico jogado no chão.
Os terceirizados da Empresa BRA afirmam que estão com os salários atrasados. O problema afeta trabalhadores dos hospitais regionais de Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Gama, Sobradinho, Paranoá e Planaltina.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Comentários para "Acompanhantes de pacientes limpam chão de hospital público no DF":