A aventura de alimentar a sua aranha pet

Esses peludinhos de oito patas são animais tropicais, que medem geralmente entre 20cm a 30cm

A aventura de alimentar a sua aranha pet
A aventura de alimentar a sua aranha pet

Lambidicas.com - 25/03/2019 10:30:57 | Foto: Divulgação

Tem os amantes de cachorrinhos, gatinhos, peixinhos, roedores e tem também os que curtem uns animais mais exóticos como pets, caso das aranhas. Enquanto uns se apavoram só de olhar esses aracnídeos, outros se entregam à aventura de criar, conviver e amar esses animais. Como todos nós somos seres vivos e precisamos comer, com as aranhas não é diferente.


A aranha
Esses peludinhos de oito patas são animais tropicais, que medem geralmente entre 20cm a 30cm e estão espalhados em diversos países e espécies. A tarântula, ou caranguejeira, é considerada um aracnídeo de grande porte, com longas patas e duas garras.


Perigos para nós?
Apesar de sua picada doer muito, as tarântulas são inofensivas para os seres humanos. Seu veneno é mais fraco do que uma picada de abelha comum.


Perigos para elas
Tarântulas têm poucos inimigos naturais, como as vespas, que podem paralisar uma aranha com o seu ferrão e colocar seus ovos no corpo dela. Quando eles eclodem, as larvas de vespas se alimentam da tarântula ainda viva. Por isso é muito importante manter o ambiente dela sempre limpo.

Legislação
Embora em países como nos Estados Unidos e alguns outros da Europa seja comum ter um pet desse, no Brasil a legislação não permite o seu comércio, sendo a sua venda ilegal. Ainda assim, muitas pessoas já têm esses animais, muitas vezes adquirindo de forma legal no exterior.

Comendo na natureza

Na natureza, as aranhas comem insetos como grilos, gafanhotos, baratas, cupins, besouros, formigas e até pequenos camundongos, pássaros, sapos e serpentes. As maiores tarântulas costumam comer os mamíferos e anfíbios, enquanto que as menores ficam com os pequenos insetos.

Comendo em casa

Em cativeiro esses animais consomem praticamente a mesma alimentação que na natureza, inclusive precisam caçá-los, consumindo-os vivos. Para tal, você precisa colocar os animais vivos no recipiente em que a aranha vive. Em último caso, ofereça-os mortos, mesmo não sendo o ideal.

A boca dela é muito pequena, por isso é aconselhável oferecer o alimento com uma pinça, para que ele não fuja ou se esconda. Assim, a partir de suas presas, o aracnídeo “beberá” sua vítima.

A aranha consumirá mais ou menos a quantidade que equivale ao tamanho do seu abdômen. Ela deixará alguns restos, como uma bola de sobras, que deverão ser retirados até 24h depois da refeição. Esses restos são as partes que ela não consegue digerir.

Esses animais também não precisam comer todos os dias, sendo geralmente quatro vezes por semana. Após uma grande refeição, a tarântula pode ficar sem comer por um mês até, mas isso pode variar bastante. Para saber o período e quantidade ideal para alimentar seu pet, além de outras informações mais específicas sobre o seu comportamento e necessidades, consulte um veterinário especializado em animais silvestres e exóticos, que poderá te auxiliar nesse processo com as devidas orientações para o bem-estar de todos, principalmente da sua amiguinha.

A teia

A teia dela em específico não serve para que a aranha coma suas presas, e sim funciona como um alerta caso algum invasor se aproxime ela. Assim que captura seu alimento, o veneno injetado na presa facilita a digestão da aranha. Ela pode ficar até dois dias inteiros sugando a parte líquida dos corpos de suas vítimas.

Água

Ao contrário do que muitos pensam, é muito importante que o terrário tenha uma vasilha com água para a aranha beber. É importante que essa água esteja limpa e fresca, sendo trocada diariamente. Outro ponto é que o tamanho da vasilha deve ser o suficiente para a aranha entrar/subir, mas não afundar. As aranhas podem ficar alguns dias sem comer, como já comentamos acima, mas jamais sem água.

*A matéria foi feita com base em consultas realizadas em vários blogs e sites especializados em pet e biologia

**As imagens foram retiradas do Google e não são de autoria do Lambidicas

Comentários para "A aventura de alimentar a sua aranha pet":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório