Pesquisa indica que tipos de passageiros mais incomodam durante um voo, mas algumas dicas podem ajudar a evitar situações bem desagradáveis.
Do Turismo - Ig / Do Portal Ig / Foto: Pública - Pixabay - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:
O comportamento dos passageiros durante uma viagem de avião afeta todos os que estão em volta, por isso, é preciso ficar atento para não ser aquela pessoa que irrita os demais passageiros . O primeiro passo é entender o que incomoda os viajantes brasileiros, e, para chegar a uma conclusão, o site de viagens Expedia fez uma pesquisa e dá dicas de como não ser o passageiro que incomoda no voo.
De acordo os dos dados da pesquisa, o que mais incomoda em uma viagem de avião são os passageiros que ficam chutando o assento da frente. O cheiro de chulé é outro fator desagradável que foi mencionado. Os pais que não cuidam dos filhos e as pessoas que ouvem música alta também costumam irritar as pessoas que estão no voo. Confira o ranking:
Chutador de assentos (50%);
Passageiro super aromático (45%);
Os pais desatentos (40%);
Aqueles que não respeitam o espaço alheio (35%);
Os que falam alto ou escutam música alto (30%).
Como evitar probelmas em uma viagem de avião
É possível tornar a viagem de avião tranquila e, para isso, basta tomar algumas atitudes simples de etiqueta no avião
O problema é que, às vezes, sem perceber você pode ser um desses passageiros que tornam a viagem de avião desagradável, então é preciso ficar atento a algumas dicas de etiqueta para respeitar o espaço do outro, assim a viagem fica mais prazerosa para todos.
» Passageiros que chutam o assento da frente
Os passageiros costumam chutar a poltrona da frente quando durante a viagem de avião a poltrona é reclinada
Levando em conta os dados da pesquisa, os brasileiros não suportam quem fica chutando o assento da frente. Isso geralmente acontece quando a poltrona da aeronave está reclinada e sobra pouco espaço para quem está atrás se mexer. Segundo a pesquisa, 42% dos passageiros reclinam o assento somente na hora de dormir, 38% se o voo tiver mais de 3 horas e cerca de 35% dos brasileiros reclinam o assento assim que é permitido pela tripulação.
Claro que você não deve deixar de reclinar a poltrona, isso serve para dar conforto ao passageiro, tanto que só 4% dos brasileiros acreditam que reclinar o assento é uma falta de consideração com o passageiro que está atrás. A dica é só seguir umas regrinhas de etiqueta, como se colocar no lugar do outro e só abaixar a poltrona quando necessário, deixar ela reta na hora das refeições e, se chutar sem querer o passageiro da frente, peça desculpas.
» Passageiros que tiram os calçados e as meias no avião
Na viagem de avião, muitos passageiros tem o costume de tirar os sapatos, e o cheiro de chulé incomoda os demais
Para ficar mais à vontade em uma viagem de avião, muitas pessoas tiram os calçados, mas como o lugar é fechado, o cheiro de chulé pode ficar mais evidente, tanto que isso é a segunda coisa que mais irrita os brasileiros, e cerca de 90% dos entrevistados globais que participaram da pesquisa concordam com isso.
Ficar confortável durante o voo não é algo simples, então a sugestão é tirar apenas o sapato e continuar com as meias, mas se perceber um cheiro de chulé volte a colocar o sapato, e jamais coloque os pés no encosto do assento da frente – lembre que chutar o passageiro da frente não é bacana.
» Passageiros que não prestam atenção nos filhos
Durante a viagem de avião, as crianças podem ficar agitadas e os pais precisam estar preparados para tranquiliza-las
Na terceira posição do ranking de irritações no voo, estão os pais que são desatentos. Vale ressaltar que não há problema algum em ter crianças no avião e que realmente não é uma tarefa simples deixar os pequenos tranquilos durante o voo, pois os bebês podem chorar quando sentem algum desconforto e as crianças maiorzinhas podem ficar entediadas com facilidade. Para ajudar a tranquilizar a criançada, basta ficar atento nestas dicas:
Rotina é tudo – escolha voos nos horários em que as crianças normalmente dormem. Assim, elas chegam mais descansadas ao destino;
Foco na preparação – para as crianças, não pode faltar nada, então o ideal é fazer uma lista para não esquecer nada;
Parada estratégica – se o destino for muito longe, aproveite uma das conexões para tentar dormir em um hotel;
Alimentação – leve lanches para as crianças e verifique se a companhia aérea oferece refeições específicas para os pequenos;
Conforto é essencial – quanto mais confortável e funcional for a roupa, melhor para os pequenos. Não esqueça que com crianças sempre pode acontecer acidentes, então leve uma troca de roupa;
Bagagem de mão – seja estratégico e use essa mala para colocar coisas usuais que você pode precisar;
Fone de ouvido – muitas vezes, o fone de ouvido distribuído no avião não é adaptado para crianças, então leve um de casa, pois aparelhos eletrônicos costumam entreter os pequenos.
» Passageiros que invadem o espaço alheio
Em meio a viagem de avião, tem passageiro que sempre quer ficar invadindo o espaço do outro e isso incomoda muito
Aquele passageiro que não sabe respeitar o espaço do outro e fica passando toda hora “por cima” do outro para ir ao banheiro costuma incomodar quem está ao lado. Uma solução simples é conversar com a pessoa que está ao seu lado e dizer que ela pode te chamar caso precise ir ao banheiro e você esteja dormindo. Um simples gesto de gentileza pode fazer toda a diferença.
» Passageiros que ouvem música em alto volume
Tem passageiro que faz muito barulho na viagem de avião e a dica é usar sempre fone e em uma altura moderada
Mesmo com o fone de ouvido, quando a música está muito alta dá para ser ouvir o que o passageiro ao lado está escutando, atrapalhando quem está ao lado querendo ler, dormir ou ouvir alguma outra coisa. Fora isso, tem gente que ouve as coisas no alto-falante, atrapalhando ainda mais. A dica é sempre usar o fone em uma altura razoável, pois mais de 30% dos brasileiros consideram irritante quem ouve música no avião em alto volume.
Caso o passageiro que está ao seu lado não esteja respeitando seu espaço, converse educadamente e peça para diminuir o volume.
A pesquisa teve como foco a viagem de avião, mas também contou com algumas perguntas sobre hospedagens e também indica o que mais incomoda os viajantes na hora de reservar um hotel. Confira o ranking:
Percevejos;
Camisinha usada;
Cheiro de cigarro;
Mau cheiro.
Fora isso, um ambiente sujo é o principal motivo para solicitar a troca de quarto, e a maioria dos viajantes admite esconder itens de valor quando saem da hospedagem ou não deixam esse tipo de objeto no quarto. E você, o que te incomoda em uma viagem de avião e em uma hospedagem?
Link deste artigo: https://turismo.ig.com.br/manual-do-viajante/2018-09-13/passageiros-viagem-de-aviao.html
Comentários para "Viagem de avião: saiba o que incomoda brasileiros e como tornar o voo tranquilo":