Aliados de Tarcísio temem que postura de Bolsonaro 'sufoque' qualquer projeto da direita, diz mídia
Agência Sputnik Brasil - 15/05/2025 07:56:24 | Foto: © ANTONIO CRUZ/ AGÊNCIA BRASIL
O ex-presidente Michel Temer (MDB) articula governadores da direita e da centro-direita em torno de uma candidatura à Presidência em 2026. A estratégia, entretanto, é alvo de críticas por parte do clã Bolsonaro.
As conversas de Temer com os governadores Eduardo Leite (PSD-RS), Ratinho Junior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) foram rechaçadas pelos bolsonaristas.
Em entrevista ao jornal O Globo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou as articulações de Temer. Segundo ele, é preciso lembrar que o " precedente de escolhas " de Temer é "muito ruim" — referindo-se à indicação do ministro Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Aliados de Tarcísio temem que postura de Bolsonaro 'sufoque' qualquer projeto da direita, diz mídia
Por outro lado, Temer pôs panos quentes às críticas. À Folha de S.Paulo, ele ressaltou que Jair Bolsonaro "tem prestígio eleitoral" e que uma oposição a ele nessa faixa do espectro político geraria dificuldades. O ex-presidente usou inclusive Tarcísio de Freitas como exemplo de alguém que não determinou oposição a Bolsonaro.
"Veja o caso do Tarcísio. Ele tem sido muito sábio. Ele é bolsonarista, não é desleal ao Bolsonaro, mas firmou uma identidade própria, sem se opor ao Bolsonaro. Ter a oposição do Bolsonaro não dá", disse Temer à mídia.
Temer, no entanto, não desmente pretensões do grupo quanto a uma possível candidatura e defendeu que o grupo trabalhe pela unidade.
"Se Bolsonaro conseguir ser candidato, o que não parece fácil por enquanto, de repente esses governadores ligados a ele direta ou indiretamente podem apresentar um programa a ele", afirmou.
Comentários para "Temer articula grupo com governadores de direita e é criticado por clã Bolsonaro":