Solenidade celebra as soroptimistas, voluntárias que trabalham por meninas e mulheres

O termo Soroptimist origina-se da fusão de palavras latinas: soro (irmã), e optima (ótima). Pode-se traduzir o sentido desse neologismo como “Melhor para as Mulheres”

Solenidade celebra as soroptimistas, voluntárias que trabalham por meninas e mulheres
Solenidade celebra as soroptimistas, voluntárias que trabalham por meninas e mulheres

Foto: Divulgação

O termo Soroptimist origina-se da fusão de palavras latinas: soro (irmã), e optima (ótima). Pode-se traduzir o sentido desse neologismo como “Melhor para as Mulheres”

Francisco Espínola - Agência Cldf - 12/12/2024 07:29:11 | Foto: Divulgação


A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para render homenagem ao Dia da Soroptimista, organização voluntária com objetivo de promover a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu mulheres de negócios como forma de reconhecer os esforços da organização na data que coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O termo Soroptimist origina-se da fusão de palavras latinas: soro (irmã), e optima (ótima). Pode-se traduzir o sentido desse neologismo como “Melhor para as Mulheres”.

A deputada Doutora Jane, presidente da Comissão de Direitos das Mulheres da Câmara Legislativa, destacou a sintonia entre o trabalho da instituição e o que ela visa como parlamentar. “Já como delegada, eu desenvolvia um trabalho especial em defesa das mulheres, contra a violência e uma ação comunitária de retirar as mulheres da situação de vulnerabilidade. O encontro com vocês foi um casamento perfeito. Conheci o trabalho maravilhoso, com foco e premissas cristãs de educação, trabalho e superação, criando oportunidades para que as mulheres possam, por seus próprios meios, avançar e superar dificuldades”, declarou Doutora Jane.

A Soroptimist International (SI) foi fundada em 1921, reunindo mulheres de negócios e profissionais, atuando por meio da educação, formação profissional e eliminação da violência de gênero. Com representações em mais de 120 países, incluindo o Brasil, onde reúne mais de 500 voluntárias, a SI age de forma significativa para proporcionar melhores oportunidades e condições de vida para mulheres e meninas, fomentando uma sociedade mais justa e equitativa.

No Distrito Federal, o trabalho das soroptimistas tem contribuído para o desenvolvimento de diversas ações sociais, programas de educação, projetos de capacitação profissional e campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres. Estas iniciativas promovem a igualdade de gênero, fortalecem a comunidade local e inspiram futuras gerações a continuarem essa luta por justiça e igualdade.

“É uma atitude muito nobre [a que vocês realizam]. Em regra, são mulheres já realizadas cumprindo muito bem o termo sororidade, que é uma pegar nas mãos das outras e nunca largar. Enquanto tiver uma mulher em situação de vulnerabilidade, passando dificuldade, com certeza vocês estarão lá. E quero dizer que o mandato está à disposição, sendo um instrumento para que juntas possamos ajudar outras mulheres”, garantiu a parlamentar.

A presidente do Soroptimist Internacional Brasília, Ana Cristina Santa’anna Vieira, lembrou um pouco da história e do trabalho da entidade no Distrito Federal. “Já estamos em Brasília há 51. Estamos em mais de 120 países e, no Brasil, em mais de 20 estados. Temos mulheres centenárias, ativas e que participam. Hoje temos dois projetos principais aqui: o Sonhe e Realize, bem como o Viva seu Sonho, e trouxemos aqui a Lorrane, que é nossa candidata neste último”, explicou Ana Cristina. O programa é voltado a mulheres que são as principais mantenedoras de suas famílias. Oferece a elas os recursos necessários para completar os estudos e aperfeiçoar as habilidades, assim como as perspectivas de emprego.

Ana Cristina também pediu à deputada Doutora Jane que pense em um local público para receber o nome da entidade, de modo a aumentar a visibilidade e o conhecimento sobre o trabalho realizado pela instituição.

Já a diretora de arrecadação e eventos da SI Brasília, Jane Carol Salles Brauner de Azevedo, registrou o alcance da organização em vários países. “Nossa organização tem o conhecimento e o respeito quase que no mundo inteiro pelo seu trabalho de resgate do ser humano e de valorização de mulheres e meninas, investindo maciçamente em educação e na profissionalização. Qualquer ser humano é capaz e pode fazer o que quiser, desde que tenha apoio e alguém que lhe dê respaldo e oportunidade”, disse a diretora.

A secretária e tesoureira do SI Brasília, Marlene Maria de Sousa, registrou a gratidão em poder ajudar outras pessoas. “Nos sentimos gratificadas por fazer parte de um clube onde somos consideradas irmãs e ainda podemos favorecer outras mulheres e meninas, tornando a sua vida melhor e as ingressando no mercado de trabalho”, agradeceu Marlene.

Por sua vez, a vice-presidente do Clube SI Brasília Norte Sul, Maryvan Darienzo Favoretto Rossi, falou sobre o poder de transformação do trabalho voluntário. “Comecei meu voluntariado com 11 anos e hoje, com 82, vejo que são com pequenas coisas que atingimos e mudamos muitas vidas. Através de atitudes positivas, mostramos o que fazemos e sempre temos que dar o melhor de nós”, registrou Maryvan.

Por fim, a presidente do Clube SI Sudoeste, Isabel Cristina Rocha de Morais, agradeceu a homenagem e pediu ajuda da deputada para realizar o trabalho voluntário. “Somos o clube mais novinho, que ainda não completou a maioridade. Contamos com sua ajuda. Pegue em nossa mão e nos leve”, conclamou Isabel. “Ninguém larga a mão de ninguém até que nossos objetivos sejam alcançados”, respondeu a deputada Doutora Jane.

Ao fim da solenidade foram entregues moções de louvor em reconhecimento pelo trabalho exemplar na promoção dos direitos humanos e na melhoria das condições de vida das mulheres e meninas em todo o mundo.

Comentários para "Solenidade celebra as soroptimistas, voluntárias que trabalham por meninas e mulheres":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório