Saúde do Distrito Federal cria centro de operações para enfrentar gripe aviária

Objetivo é desenvolver estratégias e ações de combate à doença.

Saúde do Distrito Federal cria centro de operações para enfrentar gripe aviária
Saúde do Distrito Federal cria centro de operações para enfrentar gripe aviária

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto - 24/06/2025 08:02:48 | Foto: Josep Monter Martinez por Pixabay

A Secretaria de Saúde (SES-DF) deu mais um passo em direção ao controle eficaz e emergencial da gripe aviária no âmbito do Distrito Federal. Por meio da portaria nº 248, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (23), foi instituído o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) - Influenza Aviária.

Com o centro, serão desenvolvidas estratégias e ações de prevenção, controle e contenção da doença com vistas à ampliação da capacidade de resposta. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, a criação do COE é fundamental para conter o avanço da enfermidade.

“É uma medida preventiva e estratégica que permite que a SES-DF atue de forma organizada, monitorando a situação, fortalecendo ações de vigilância e capacitando as equipes”, afirma o gestor. “É importante reforçar que não há risco à população neste momento. Estamos trabalhando para manter o cenário sob controle e proteger a saúde pública.”

Entre as competências do COE estão a elaboração de fluxos e protocolos de vigilância e assistência, capacitação de servidores e disponibilização de informações técnicas para a tomada de decisões. Além de profissionais de diversas áreas da SES-DF, compõem o centro representantes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF).

*Com informações da Secretaria de Saúde

Comentários para "Saúde do Distrito Federal cria centro de operações para enfrentar gripe aviária":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório