A descoberta foi feita pelo funcionário de uma reserva natural.
Tv Brics - 24/04/2025 09:35:40 | Foto: iStock - TV Brics
Na reserva "Terras Negras", na República da Calmúquia, localizada no sul da Rússia, foram encontrados os restos de um rinoceronte pré-histórico. Segundo o Ministério dos Recursos Naturais da Rússia, a diáfise do osso do cotovelo foi entregue a especialistas.
Paleontólogos do Instituto de Ecologia de Plantas e Animais da Divisão Ural da Academia Russa de Ciências confirmaram: o osso pertence a um rinoceronte que viveu no início do Pleistoceno (cerca de 2,5 milhões de anos atrás) ou até antes. Pelo tamanho e outras características, ele pode ter pertencido ao gênero Aceratherium ou Chilotherium – rinocerontes sem chifre, com pernas curtas e corpo semelhante ao de um hipopótamo.
O animal tinha pouco mais de um metro de altura na cernelha, parte mais alta do dorso, e podia atingir até três metros de comprimento. Suas presas se projetavam para frente e para os lados. Ele passava longos períodos na água, alimentando-se da vegetação nas margens dos rios. Seus dentes, grandes e com formato complexo, eram perfeitos para triturar folhas e brotos jovens.
A descoberta reforça a ideia de que o sul da Rússia já se assemelhou à savana africana – com áreas de floresta esparsa, vales fluviais e estepes habitadas por diversos herbívoros e predadores.
Agora, o osso do rinoceronte será preservado no museu natural e etnográfico da reserva.
Comentários para "Na reserva Terras Negras: Russos encontram fóssil raro de rinoceronte pré-histórico":