Mais perto de casa
Agência Gov | Via Mcid - 18/07/2025 07:44:51 | Foto: Agência Senado
Há potencial para que isso ocorra até 2054. Estudos foram debatidos com estados e municípios e estão detalhados em publicação do Ministério das Cidades e do BNDES.
O Brasil tem potencial para ganhar cerca de 2.500 quilômetros de novas redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) até 2054. Atualmente, a rede de transporte público nessas localidades tem 2.007 quilômetros de extensão. A projeção, que inclui a expansão de metrôs, VLTs, BRTs e corredores exclusivos de ônibus, foi divulgada na 4ª edição do Boletim Informativo do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) , realizado pelo Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
As propostas abrangem as 21 maiores regiões metropolitanas do país e foram desenvolvidas a partir da análise dos 400 projetos levantados e divulgados na 3ª edição do Boletim Informativo , em março deste ano. Com base em dados locais e projeções de demanda até 2054, o estudo estruturou a Rede Futura de TPC-MAC, validada em reuniões com gestores estaduais e municipais, promovidas pelo Ministério das Cidades ao longo de junho.
Como resultado dos encontros, 200 projetos prioritários foram selecionados. Eles irão compor o primeiro Banco Nacional de Projetos, base para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e orientarão o planejamento de investimentos em mobilidade urbana ao longo das próximas três décadas. Os projetos não se limitaram à avaliação dos planos já existentes: os consultores do ENMU também sugeriram novos investimentos para a mobilidade urbana seguir avançando.
“Estamos fortalecendo o planejamento urbano com base em dados concretos, que nos permitem identificar prioridades e orientar ações de médio e longo prazo. Nosso foco, com a mobilidade urbana, é tornar o transporte coletivo mais eficiente, dinâmico e sustentável, assegurando qualidade de vida à população. Reduzir o tempo de deslocamento, com conforto e segurança, transforma a forma como as pessoas vivem, acessam oportunidades e se relacionam com as cidades”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.
As ampliações previstas somam 2.446 quilômetros, divididas entre diferentes meios de transporte, como metrôs (323 km), trens urbanos (96 km), BRTs/VLTs/monotrilhos (1.930 km) e corredores de ônibus (157 km). As 21 RMs que integram a iniciativa são: Belém, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
“Esse é um projeto pioneiro, inédito, que busca enfrentar os maiores desafios de mobilidade urbana, nas maiores regiões do Brasil. O objetivo é estabelecer quais serão os principais investimentos necessários para o transporte de média e alta capacidade”, destacou o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia.
“Queremos otimizar os recursos públicos federal, estaduais e municipais, canalizando os esforços de todos para as mesmas obras e também modelando os investimentos”, complementou.
Mais perto de casa
De todas as regiões metropolitanas estudadas, 80% delas podem alcançar, no futuro, ao menos 30% da população morando a até um quilômetro de distância de estações de transporte público, com efeito progressivo no atendimento à população mais vulnerável. Em sete das regiões, esse índice pode passar de 40%. Hoje, a média é de apenas 13%.
“O investimento em corredores de transporte mais eficientes é uma política pública necessária para ampliar o acesso a oportunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das populações mais carentes. Além disso, contribui para o aumento da produtividade e a dinamização da economia nas grandes cidades”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O estudo trouxe mais resultados inéditos ao simular os impactos das redes futuras em um “cenário otimizado”. Esse panorama considera a adoção de políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável, como a tarifa módica, a integração tarifária e o desestímulo ao transporte individual motorizado.
As simulações demonstram que as medidas podem ampliar a oferta e a cobertura dos serviços, além de incentivar o uso do transporte público coletivo. A expectativa é que haja mais acessibilidade para a população, reduzindo a desigualdade e melhorando a eficiência nos sistemas de transporte.
Próximos passos
Nos próximos meses, o ENMU se dedicará à elaboração do banco de projetos , que trará o detalhamento técnico e financeiro dos cerca de 200 projetos estratégicos por meio de “Fichas de Projeto”. Cada ficha irá conter estimativas de investimento, custos, receitas, benefícios e análises econômico-financeiras preliminares, de forma a orientar a prioridade de investimentos nas regiões metropolitanas.
Com sua abrangência técnica, visão de futuro e articulação interfederativa, o estudo tem se consolidado como um dos programas mais inovadores em curso no país, um verdadeiro marco no planejamento da mobilidade urbana brasileira.
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