Projeto Artesanato de BSB impulsiona mercado criativo com nova loja em Taguatinga, no DF

Espaço maior e bem localizado reúne 180 peças de 30 artistas locais e fortalece a geração de renda e a identidade cultural do DF

Projeto Artesanato de BSB impulsiona mercado criativo com nova loja em Taguatinga, no DF
Projeto Artesanato de BSB impulsiona mercado criativo com nova loja em Taguatinga, no DF

Thaís Umbelino, Da Agência Brasília | Edição: ígor Silveira - 27/06/2025 09:36:29 | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Para valorizar o que Brasília tem de melhor no artesanato e no trabalho manual, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quarta-feira (25), uma nova unidade do projeto Artesanato de BSB, no piso Avenida do Alameda Shopping, em Taguatinga.

O novo espaço conta com 12 m² a mais do que a loja anterior e segue como ponto permanente de exposição e comercialização de peças produzidas por artesãos — responsáveis por todo o processo de criação, da matéria-prima ao produto final — e manualistas, que utilizam ou adaptam materiais prontos para criar novas obras. Todos são cadastrados pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF).

“Estamos no shopping desde 2019 e, com a troca de local, conseguimos oferecer mais espaço e uma localização melhor para as vendas”, explica Klever Antunes, chefe da Unidade de Promoção do Artesanato e do Trabalho Manual (Unart), da Setur-DF.

Com design moderno e acolhedor, a loja reúne mais de 180 peças produzidas por 30 artistas locais. As obras expressam a diversidade, criatividade e tradição dos trabalhadores do DF, selecionados por meio de chamamento público.

A loja opera em sistema de rodízio, em que cada artesão permanece por três meses vendendo seus produtos. Atualmente, a Setur-DF contabiliza 14,5 mil artesãos e 2,6 mil manualistas cadastrados. “Cada loja atende, em média, 120 profissionais por ano, contribuindo para o fortalecimento do turismo e o aumento da renda deles”, completa Klever.

Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o espaço vai além da função comercial: “É um ponto de encontro entre cultura, economia e identidade. O apoio da Setur é fundamental para que os artesãos mostrem seu talento, fortaleçam a economia criativa e imprimam a identidade cultural da cidade”.

Fortalecimento da economia

Quando se mudou para Brasília há seis anos, Milenna Pasqualini, 46, transformou o hobby de fazer amigurumi em profissão. “Busquei uma oportunidade de trabalho e descobri que poderia tirar a carteirinha de artesã pela Setur. Isso me abriu as portas para participar dos editais e das lojas.”

Ela participou da segunda edição do projeto Artesanato de BSB, em Taguatinga: “Hoje volto, três anos depois, para essa loja linda”, comemora. Milenna reforça que a experiência no espaço físico melhora muito as vendas. “A loja tem um retorno dez vezes maior do que quando estou vendendo de casa. Aqui, a gente vende quase todos os dias”.

Estreando no projeto, a artesã Paloma Menino, 32, vê na loja uma oportunidade para divulgar a técnica que desenvolve há mais de dez anos: o uso criativo de saco de cimento e fibras de bambu, mesclado ao couro: “É muito importante incentivar vendas em um espaço comercial, com menos custos e mais visibilidade para o nosso trabalho”.

A mãe da artesã, Zenilda Santana, 62, fez questão de prestigiar o novo espaço. “Os trabalhos são muito originais e autorais. Um espaço como esse é maravilhoso porque dá visibilidade para todos. Eu acho muito importante essa iniciativa”, destaca a aposentada.

Sobre o projeto

Criado em 2019, o projeto Artesanato de BSB busca promover a visibilidade dos trabalhos artesanais e manuais da capital, gerar renda por meio das vendas e incentivar o turismo cultural. Em 2024, a Setur-DF registrou mais de mil novos cadastros de artesãos e manualistas e inaugurou mais uma loja da série Artesanato Brasília, na Feira do Guará.

Inspirado no Cerrado, na história da capital e na diversidade das regiões administrativas, o artesanato brasiliense ganha cada vez mais projeção. Em 2024, o setor registrou um aumento de 33% nas vendas, com arrecadação superior a R$ 2 milhões — frente aos R$ 1,6 milhão do ano anterior. O crescimento beneficia 1,5 mil famílias, movimentando a economia e valorizando a cultura local.

Cada loja abriga o trabalho de 30 artesãos selecionados por edital público e funciona de acordo com os horários dos centros comerciais:

- Pátio Brasil: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 12h às 20h;
- Alameda Shopping: Segunda a sábado, das 9h às 21h; domingos, das 11h às 18h;
- Feira do Guará: Quarta a domingo, das 9h às 18h.

Comentários para "Projeto Artesanato de BSB impulsiona mercado criativo com nova loja em Taguatinga, no DF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório