Documento enfatiza a importância de reduzir as infecções por HIV entre adolescentes, adultos de meia-idade e idosos.
Foto: Diário do Povo Online
Documento enfatiza a importância de reduzir as infecções por HIV entre adolescentes, adultos de meia-idade e idosos.
Diário Do Povo Online - 18/12/2024 05:41:15 | Foto: Diário do Povo Online
A China pretende manter sua taxa de prevalência de HIV abaixo de 0,2% até 2030, de acordo com um documento de política divulgado esta semana, já que altas taxas de infecção entre homens que fazem sexo com homens e transmissão encoberta entre casais heterossexuais representam desafios significativos.
Desde 2012, o país asiático efetivamente interrompeu a transmissão do HIV por meio de transfusões de sangue, reduziu a transmissão de mãe para filho e conteve a disseminação do vírus por meio do uso de drogas injetáveis, disse o Gabinete Geral do Conselho de Estado num plano divulgado na quarta-feira (11).
"A transmissão sexual se tornou a principal via de disseminação do HIV", observou o documento.
A taxa de mortalidade de pacientes com HIV/AIDS diminuiu gradualmente nos últimos anos devido ao maior acesso ao tratamento antiviral padronizado. "A epidemia geral de HIV na China permanece em um nível baixo", acrescentou.
No entanto, a situação de controle continua grave, com altas taxas de infecção entre homens que fazem sexo com homens e uma crescente taxa de transmissão secreta entre casais heterossexuais, tornando os esforços de prevenção mais difíceis.
O documento descreve várias metas e medidas a serem implementadas nos próximos cinco anos. Isso inclui aumentar a conscientização pública sobre a prevenção e o tratamento do HIV para mais de 90% até o final do próximo ano e coibir comportamentos de alto risco entre homens que fazem sexo com homens.
Até o final do próximo ano, medidas abrangentes de prevenção — como garantir a disponibilidade de preservativos em hotéis e outros locais públicos e incentivar grupos vulneráveis a fazerem testes — devem cobrir pelo menos 95% das populações de alto risco. Além disso, a taxa de novas infecções entre pessoas em terapia de manutenção para dependência de drogas deve ser mantida abaixo de 0,2%.
Até 2025, a taxa de transmissão de mãe para filho deve ser reduzida para menos de 2%, e a taxa de transmissão de um parceiro HIV positivo dentro de uma família deve ser mantida abaixo de 0,3%, acrescentou o documento.
Olhando para 2030, o plano pretende garantir que pelo menos 95% das pessoas vivendo com HIV estejam cientes de sua infecção, 95% dos pacientes diagnosticados recebam terapia antirretroviral sustentada e 95% dos pacientes em tratamento alcancem supressão viral a níveis em que não sejam mais infecciosos.
De acordo com dados divulgados pela Administração Nacional de Controle e Prevenção de Doenças neste mês, o número de pessoas vivendo com HIV/AIDS na China está aumentando, embora novas infecções estejam diminuindo. Mais de 98% das novas infecções são sexualmente transmissíveis, com mais de 70% ocorrendo entre casais heterossexuais.
O documento também enfatiza a importância de reduzir as infecções por HIV entre adolescentes, adultos de meia-idade e idosos.
Comentários para "Previdência: China define nova meta para reduzir taxa de HIV até 2030":