Organização Mundial da Saúde confirma que uso do tabaco na gravidez causa nanismo

Agência sugere que prevenção do problema e desenvolvimento infantil sejam alvos de estratégia econômica de governos para controle abrangente do uso do tabaco na gravidez; agência atualizou medidas adotadas há oito anos pela Assembleia Mundial da Saúde

Organização Mundial da Saúde confirma que uso do tabaco na gravidez causa nanismo
Organização Mundial da Saúde confirma que uso do tabaco na gravidez causa nanismo

Agência Onu News - 11/09/2025 09:26:25 | Foto: Freepik

A associação entre o uso do tabaco e o nanismo é tema da 11ª. edição de Resumos de Conhecimento sobre Tabaco.

A publicação confirma que o uso da substância na gravidez é causa da condição que afeta quase 150 milhões de crianças em todo o mundo. O nanismo leva ainda ao atraso no desenvolvimento e ao maior risco de doenças e morte prematura.

Fumaça do tabaco prejudica o crescimento
A nova análise que visa informar e mobilizar profissionais de saúde, formuladores de políticas e defensores confirma que a fumaça do tabaco prejudica o crescimento e a saúde das crianças. Os danos acontecem antes e depois do nascimento.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, defende que haja um controle abrangente do tabaco baseado numa estratégia econômica que ajude a melhorar a saúde, o desenvolvimento infantil e a prevenir o nanismo.

Ilustrando como a exposição de grávidas ao tabaco causa o nanismo, a agência explica que a exposição ativa ou passiva das gestantes poderia aumentar o risco de parto prematuro, natimortos e morte infantil.

Outra questão são os casos de baixo peso no nascimento, menor perímetro cefálico e crescimento atrofiado no útero que provoca o atraso no crescimento linear na primeira infância.

Fluxo de oxigênio
O tabaco impede o crescimento fetal, restringindo o fluxo de oxigênio e nutrientes para o embrião e reduzindo o fluxo sanguíneo placentário.

Já para bebês e crianças, a exposição ao fumo passivo, especialmente em casa, potencialmente agrava a sensibilidade a infecções respiratórias, como pneumonia e bronquiolite, e a condições crônicas como asma.

As vítimas podem sofrer de doenças frequentes, que consomem recursos nutricionais da criança e são uma das principais causas de desnutrição e do nanismo.

Potencialmente o tabaco piora a desnutrição. A renda familiar reservada a alimentos e outras necessidades podem baixar, um fator relevante em países de baixa e média renda.

Intervenções fortes de controle do tabaco
Para prevenção do nanismo infantil causado pela fumaça do tabaco, a OMS recomenda uma abordagem envolvendo diferentes setores, incluindo medidas e intervenções fortes de controle do tabaco voltadas à saúde e nutrição infantil.

Em 2017, a Assembleia Mundial da Saúde também endossou um conjunto de “melhores práticas” da OMS e outras intervenções indicadas aos governos para prevenir e controlar doenças crônicas não transmissíveis.

A agência atualizou recentemente essas medidas, que incluem executar ações de controle do tabaco que conseguiram reduzir o consumo da substância, a morbidade e a mortalidade relacionadas ao consumo do tabaco na gravidez.

A OMS destaca evidências robustas indicando que parar ou reduzir o fumo durante a gravidez tem um efeito positivo na desnutrição materna e infantil e reduz o risco de nanismo.

Comentários para "Organização Mundial da Saúde confirma que uso do tabaco na gravidez causa nanismo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório