Ministério do Turismo quer ouvir mulheres que viajam sozinhas

Participe!

Ministério do Turismo quer ouvir mulheres que viajam sozinhas
Ministério do Turismo quer ouvir mulheres que viajam sozinhas

Por Lívia Albernaz Assessoria De Comunicação Do Ministério Do Turismo  - 08/08/2025 07:48:27 | Foto: GettyImages/Ministério do Turismo

Sua experiência importa: responda ao formulário que vai ajudar a criar um guia mais seguro, acolhedor e inspirador para o público feminino.

Você é mulher e ama viajar? Já viveu uma experiência turística sozinha? Ou atua no setor do turismo como empreendedora, guia, anfitriã ou gestora pública? O Ministério do Turismo quer ouvir a sua voz. Está disponível, até o dia 1º de setembro de 2025, o formulário de escuta para a construção colaborativa do “Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas”, uma iniciativa voltada à promoção de mais segurança, acolhimento e informação para as viajantes solo.

Participe! É só clicar AQUI para responder ao formulário

O questionário é direcionado as mulheres de diferentes perfis e idades, incluindo turistas, profissionais do setor, condutoras, prestadoras de serviços e representantes de coletivos ou movimentos de mulheres no turismo. A proposta é reunir percepções, histórias e sugestões que orientem estratégias mais inclusivas e sensíveis às necessidades femininas no setor.

A escuta pública faz parte da construção de um material inédito, desenvolvido por meio de uma parceria entre o MTur e a UNESCO, dentro de um projeto de cooperação técnica. A ação integra a agenda do Ministério para a promoção de um turismo responsável, seguro e com perspectiva de gênero, alinhada ao Memorando de Entendimento com a ONU Mulheres, firmado em novembro de 2024.

“As mulheres estão cada vez mais presentes nas atividades turísticas, seja como turistas, profissionais ou lideranças. Este guia é uma ferramenta para garantir que elas tenham acesso a um turismo mais seguro, acolhedor e empoderador. Queremos construir essa política ouvindo quem vive o turismo na prática”, destaca Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo.

GUIA - O material será voltado diretamente ao público feminino e trará dicas práticas sobre planejamento, saúde, segurança, direitos e empoderamento, com linguagem acessível e recursos interativos, como checklists, canais de apoio, QR Codes e depoimentos reais. Além de contribuir para a igualdade de gênero (ODS 5), o guia dialoga com a agenda do desenvolvimento sustentável e valoriza o turismo como vetor de transformação social.

“As experiências das mulheres em viagens ainda são atravessadas por inseguranças, assédio e barreiras simbólicas. Com esse material, queremos transformar o turismo em um espaço mais preparado, sensível às diferenças e atento às demandas de gênero”, afirma Carolina Favero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur.

Comentários para "Ministério do Turismo quer ouvir mulheres que viajam sozinhas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório