Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos 

Chances de ter AVC e ataque cardíacos aumentam após infecção

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos 
Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos 

Flávia Albuquerque - Repórter Da Agência Brasil   - 27/03/2025 07:37:03 | Foto: © TV BRASIL

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou em 2024 um crescimento de 189% nas hospitalizações de idosos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza, em relação a 2023. Para chamar a atenção da população para os riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), realiza nesta quarta-feira (26) o encontro Além da Gripe – Um debate sensível à gravidade dos riscos e impactos provocados pelo vírus da influenza .

O objetivo do encontro é fazer um alerta sobre a sazonalidade da gripe, principalmente por conta dos baixos índices vacinais e dos riscos que este cenário pode causar para a população idosa. Segundo as entidades organizadoras, a sazonalidade está associada ao começo do outono e à mudança do clima em vários lugares do país, época em que as baixas temperaturas podem contribuir para que o vírus acabe circulando com mais intensidade, o que aumenta a necessidade de proteção e o risco de hospitalização.

De acordo com as entidades, a partir dos 40 anos, o risco de ataque cardíaco aumenta em dez vezes e o de AVC oito vezes nos primeiros três dias após uma infecção por influenza e idosos permanecem com risco elevado para AVC até dois meses depois de se contaminar pelo vírus, o que reflete nas admissões em UTI, que cresceram 187% e em 157% mais óbitos.

Relacionadas

DF inicia vacinação contra a gripe nesta terça-feira

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

Edição:

Sabrina Craide

Influenza gripe idosos

Comentários para "Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos ":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório