Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS foram atendidas nos Correios

Ministro da Previdência Social acompanhou os atendimentos em Recife.

Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS foram atendidas nos Correios
Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS foram atendidas nos Correios

Luciano Nascimento - Repórter Da Agência Brasil E Agência Gov | Via Secom/pr - 31/05/2025 11:56:19 | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Os Correios atenderam mais de 60 mil pessoas em todo o país nesta sexta-feira (30), quando começou o atendimento presencial de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O atendimento começou na manhã de hoje nas mais de 5 mil agências da estatal.

Os locais estão habilitados para consultas e contestações relativas aos descontos irregulares feitos por entidades associativas desde 2019. Caso seja confirmado o desconto irregular, é possível fazer a constatação, bem como acompanhar o resultado da contestação.​

O atendimento é gratuito, com prioridade aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. Mas, logo no começo do dia, foi identificada instabilidade no sistema de atendimento.

A sobrecarga no sistema ocorreu devido ao grande número de acessos ao sistema do INSS. A instabilidade, segundo os Correios, durou cerca de uma hora e dificultou o atendimento presencial.

Pagamento
Ainda nesta sexta-feira, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, reiterou que o governo pretende ressarcir todas as vítimas até o final do ano.

O pagamento é garantido pelo orçamento de 2025, mas a expectativa é de que os cofres públicos sejam compensados por meio dos recursos obtidos a partir dos bloqueios cautelares feitos nas 12 entidades suspeitas.

A expectativa é de que o INSS faça um balanço, no dia 4 de junho, quando encerra o primeiro ciclo de consultas.

Logo nas primeiras horas do dia, os beneficiários começaram a ser atendidos com acolhimento, segurança e prioridade por equipes treinadas. A aposentada Maria Teresinha de Jesus foi uma das primeiras a aparecer na Agência Central de Salvador (BA). “Eu estou emocionada. Todo mundo educado, nota 10. A gente precisa de carinho. O idoso, quando chega e encontra um sorriso, um gesto de carinho, fica satisfeito. Nós queremos isso: sorriso. O Brasil tá precisando disso: carinho pra gente”, afirmou.

O início do atendimento presencial nas agências dos Correios mobilizou autoridades do Governo Federal, que acompanharam de perto o funcionamento do serviço em diferentes estados.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, visitou a Agência Central dos Correios em Recife (PE). Em Pernambuco, 146 agências dos Correios já estão habilitadas para acolher os beneficiários. A expectativa é de que até a próxima semana todas as 184 cidades do estado estejam com atendimento disponível, assegurando cobertura completa e humanizada.

“Apesar do número grande de aposentados, não houve tumulto. O atendimento está rápido. O primeiro dia de parceria entre o Ministério da Previdência e os Correios foi um sucesso”, afirmou o ministro.

Queiroz acompanhou o primeiro aposentado a fazer a consulta presencial no estado de Pernambuco. Ele não tinha qualquer desconto indevido. “Estive aqui conversando com os atendentes dos Correios, conversando com alguns aposentados, atendi o primeiro aposentado a entrar na agência. Ele consultou, não teve descontos, recebeu um comprovante que não teve desconto nos últimos cinco anos. Mas falei com outros que tiveram desconto, que já receberam o comprovante dos descontos e, assim, eles iniciam esse processo de ressarcimento”, relatou Queiroz.

O advogado-Geral da União, Jorge Messias, visitou a Agência Central de Brasília (DF) e aproveitou também para conversar com os segurados. “Essa é a determinação do Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula: cuidar das pessoas, proteger os direitos dos mais vulneráveis e agir com responsabilidade em cada etapa do processo.”

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, começou o dia na agência Cidade São Paulo (SP). Ele concedeu uma coletiva para a imprensa e reforçou a importância da ação. “Essa etapa é fundamental porque queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver pelo aplicativo ou pelo telefone 135. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.”

Em Salvador, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, alertou que os beneficiários não precisam correr às agências. “Pode vir com tranquilidade. Nós queremos que os beneficiários tenham um atendimento humanizado, sejam acolhidos nesse momento que eles estão precisando do atendimento do governo”, afirmou Santos. Somente na manhã de hoje, os Correios atenderam 6,2 mil pessoas.

PROTEÇÃO DE DADOS – A parceria com o INSS prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.

LOCAIS SEM AGÊNCIA HABILITADA - Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.

Quem deve procurar esse atendimento?

Se você tem dificuldade com celular, computador ou internet, esse atendimento presencial é para você!
Mas fique atento: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.

O que você pode fazer na agência dos Correios?

Nas agências dos Correios, aposentados e pensionistas podem:
Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
Contestar descontos não autorizados;
Confirmar se algum desconto foi autorizado;
Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
Analisar documentos enviados por associações;
Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Cuidado com os golpes!

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas:

Pelo aplicativo Meu INSS
Pelo site do INSS
Pela Central 135
E, agora, presencialmente, nas agências dos Correios
Em caso de dúvida, sempre procure os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

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