Ao falar de Ruth de Souza, Lázaro se emociona.
Ana Cora Lima, Rio De Janeiro, Rj (folhapress) - 09/09/2025 15:36:01 | Foto: divulgação/Editora Intrínseca
Com dez livros publicados, Lázaro Ramos acaba de lançar mais um: "A Rainha da Rua Paissandu", que relata a trajetória da atriz Ruth de Souza. Mas, o ator diz que não se considera o autor da publicação.
"Na verdade, eu ficava tentando o tempo todo ler como dona Ruth queria ser vista e o meu jeito de contar a história não é assim. Por isso que eu acho que eu não sou o autor. Eu sou um cavalo. Como se diz na religião de matriz africana", explica à reportagem.
Ao falar de Ruth de Souza, Lázaro se emociona. "Ela talvez não teve o reconhecimento que merecia, mas sempre desempenhou seus personagens com grandeza. Ruth nutria uma paixão pela profissão tão admirável que é uma história que precisava ser contada".
Lázaro conta que começou a pensar no livro em 2012, época que fez as primeiras entrevistas com Ruth. Quando estava próximo de concluir a obra, a morte da atriz em 2019 foi um golpe que o fez adiar o projeto, retomado no ano passado com editora Intrínseca.
"Quando comecei, eu tinha um desejo de ser um dos discípulos dela. Todas as vezes que eu encontrava com a dona Ruth, ela me tratava com muito respeito e eu dizia assim: 'Meu Deus, será que ela não vai me adotar?' Até que um dia, aconteceu e foi incrível."
Lázaro não quis comentar sobre a polêmica envolvendo sua mulher, Taís Araujo, que se mostrou descontente com rumo de Raquel em "Vale Tudo". Há uma semana, sua personagem perdeu tudo e voltou a vender sanduíches na praia, o que não aconteceu na primeira versão e muitos internautas enxergaram como revitimização da mulher preta.
"Quando se faz um produto popular como a telenovela, acontece isso do público dialogar. Eu acho que as pessoas falam o que realmente sentem", desconversou o ator.
Lázaro Ramos entra para Academia do Emmy e celebra produções brasileiras
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ator e escritor Lázaro Ramos, 46, anunciou que foi aceito como membro da Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas, responsável pelo Emmy Internacional, prêmio que reconhece produções televisivas fora dos Estados Unidos.
A novidade foi compartilhada pelo próprio artista baiano em suas redes sociais na segunda-feira (1). Na publicação, Lázaro revelou que agora também fará parte do grupo de votantes da prestigiada premiação.
A relação de Lázaro com a premiação não é recente. Em 2006, ele concorreu ao Emmy Internacional pela interpretação do personagem Foguinho na novela "Cobras & Lagartos". Anos depois, em 2013, esteve no elenco de "Lado a Lado", produção que conquistou o prêmio Emmy de Melhor Telenovela.
No vídeo em que publicou, Lázaro mostrou os símbolos de sua nova posição - o cartão de membro, o broche e uma carta de boas-vindas da Academia. Ele explicou que pretende acompanhar ainda mais de perto filmes e séries, pedindo aos seguidores sugestões de títulos para avaliar.
"Vocês vão me ajudar a ficar ligado nas boas novidades de filmes e de séries para eu votar direitinho. Beleza? E de repente até votar em umas séries brazucas, em filmes brazucas, quem sabe", disse Lázaro Ramos.
Mais do que um reconhecimento pessoal, a chegada de Lázaro Ramos à Academia pode representar uma vitrine maior para o audiovisual brasileiro. A Academia no entanto, ainda não detalhou em quais categorias Lázaroatuará como votante, nem quando começará oficialmente sua participação.
Comentários para "Lázaro Ramos lança livro sobre Ruth de Souza":