Gabriel Sayegh atua de forma voluntária no CONSCRE da Alesp, no ICArabe e no Esporte Clube Sírio
Por rebecca Vettore - Agência Anba Brasil - 30/06/2025 08:08:35 | Foto: Divulgação
Há mais de duas décadas, Gabriel Sayegh atua para manter a cultura árabe viva em espaços da cidade de São Paulo.
Nascido na região sul da cidade de São Paulo, Gabriel Sayegh, de 65 anos, se orgulha de sua origem árabe. A cultura milenar, que vem dos dois dados da família e faz parte de sua vida desde o início, se tornou parte essencial da rotina em 1999.
“Desde pequeno eu frequentava o Esporte Clube Sírio e participava das atividades culturais do local, e aos 39 anos recebi o convite para me tornar o diretor cultural do espaço. Não pensei duas vezes e aceitei o convite”, conta Gabriel.
“É muito importante manter a cultura árabe viva porque nós somos os nossos antepassados. Nós viemos de um lugar que tinha sua própria cultura, língua e gastronomia, e muitas pessoas não conhecem. Por isso, é tão importante preservar a cultura e fazer com que outras pessoas conheçam as nossas origens.”
Pelas escolhas profissionais, Gabriel nunca estaria próximo da cultura árabe, mas sua vontade de manter a tradição viva falou mais alto. “Eu sempre gostei de matemática, por isso me formei em engenharia civil e atuei por muitos anos na área. Mas sempre tive o desejo de fomentar a cultura dos meus pais e avôs, por esse motivo até hoje atuo como diretor cultural do clube”, conta o engenheiro.
Comentários para "Gabriel Sayegh: “Nós somos os nossos antepassados”":