Com 156 trabalhos apresentados, a escola é destaque no evento.
Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares - 26/09/2025 07:08:35 | Foto: Divulgação/FEPECS
Estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) participam do 22º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, realizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). O evento, que começou na quarta-feira (24) e será encerrado nesta sexta-feira (26), ocorre de forma integrada ao 30º Congresso de Iniciação Científica da UnB e reúne mais de 230 estudantes da Escs, com apresentação de 156 trabalhos.
Com o objetivo de promover o conhecimento e inserir os discentes no campo da pesquisa científica, o evento foi dividido em três eixos: artes e humanidades; saúde e vida; e exatas e engenharias. Exibindo uma variedade de temas no campo da saúde, os estudantes da Escs apresentaram trabalhos em formato de pôsteres, submetidos à avaliação de uma banca composta por profissionais de diversas instituições. A programação do congresso também inclui conferências e mesas-redondas, e os projetos mais bem avaliados serão premiados em solenidade cuja data ainda será divulgada.
Para Viviane Peterle, diretora da Escs, o programa de iniciação científica tem se consolidado como um pilar fundamental na formação de estudantes de medicina e enfermagem, pois “a atividade integra-se diretamente à tríade universitária de ensino, pesquisa e extensão, qualificando a experiência acadêmica”. A gestora afirma que “ao participar de projetos científicos, o estudante não apenas amplia seu olhar crítico, mas aprende a analisar e validar a informação que utiliza em sua prática”.
A participação dos estudantes no congresso é uma oportunidade para estreitar laços acadêmicos e ampliar o conhecimento. “Esse processo é ainda mais valioso porque, ao compreender como o conhecimento é produzido, ele desenvolve autonomia intelectual, senso investigativo e compromisso com a ciência aplicada ao cuidado em saúde”, finaliza.
Pesquisa e bolsas
Durante o período de setembro de 2024 a agosto de 2025, a Escs contabilizou 109 bolsas de iniciação científica fomentadas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), sendo dez bolsas de iniciação científica para ações afirmativas (10% das vagas destinadas a alunos que ingressaram pelo sistema de cotas) e 24 bolsas PIBIC/CNPq e cinco bolsas PIBIC-Af/CNPq para ações afirmativas totalizando 138 estudantes contemplados. Além disso, a escola contou com 95 discentes atuando como voluntários em projetos de pesquisa científica.
*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)
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