Foto tirada em 17 de outubro de 2023 mostra uma decoração floral para o terceiro Fórum Cinturão e Rota para Cooperação Internacional perto do Centro Nacional de Convenções da China em Beijing, capital da China.
Agência Xinhua Brasil - 31/12/2023 18:47:50 | Foto: Xinhua/Chen Bin
A Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), proposta pela China, promoverá as relações entre a China e Portugal, disse Fernanda Ilhéu, presidente da Associação Amigos da Nova Rota da Seda (ANRS) em uma recente entrevista à Xinhua.
Ilhéu, também professora da Universidade de Lisboa (ULisboa), disse que essa iniciativa deve chegar a Portugal por meio de projetos de cooperação científica e empreendimentos comerciais, usando tanto rotas terrestres quanto marítimas.
Como resultado, disse ela, haverá uma consolidação dos investimentos chineses em Portugal. "Há muitas oportunidades para a China continuar investindo. A cooperação (...) será fantástica para entender a China e a tecnologia chinesa", disse Ilhéu.
A presidente da ANRS disse que os portugueses já estão familiarizados com a gestão eficiente das empresas chinesas que estão presentes em Portugal, reconhecendo também a cooperação entre a gestão chinesa e a portuguesa.
Portugal dá as boas-vindas ao investimento estrangeiro, disse ela, especialmente quando se trata de "atualizar nossa tecnologia, modernizar nossos mercados e permitir que as empresas tenham um desenvolvimento econômico sustentável".
"Portanto, consideramos sempre o investimento estrangeiro como algo positivo. E (...) também consideramos o investimento chinês um assunto muito positivo", disse ela.
Apesar da presente instabilidade global, a especialista disse que isso não afeta as relações China-Portugal. "A maioria das pessoas admira a China e deseja cooperação", disse Ilhéu.
Relembrando os 18 anos em que viveu em Macau, ela comparou a "cultura pacífica" de Portugal com a cultura chinesa. "Eu percebi sempre que o povo chinês prefere o equilíbrio e a harmonia, em vez do conflito", disse ela.
"No campo do ensino da língua portuguesa, há cerca de 60 universidades na China com cursos da língua portuguesa, e nós também temos muitas escolas em Portugal que ensinam chinês. Há uma boa colaboração em termos de intercâmbios culturais", disse Ilhéu.
"Em termos de turismo, estamos começando a ver o turismo chinês voltando para Portugal", acrescentou.
Ilhéu também elogiou o terceiro Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, realizado em Beijing em outubro.
A ICR é uma iniciativa estável e sustentável para desenvolver a cooperação econômica entre Portugal, China e países de língua portuguesa, sublinhou Ilhéu.
"Todos nós devemos cooperar para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos países", disse ela.
Foto aérea tirada em 7 de setembro de 2023 mostra uma vista do Porto Internacional de Xi'an em Xi'an, Província de Shaanxi, no noroeste da China. (Xinhua/Shao Rui)
Comentários para "Entrevista: Iniciativa do Cinturão e Rota promoverá cooperação Portugal-China, diz especialista":