Estudo subsidiará controle e vigilância da qualidade do ar.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estudo subsidiará controle e vigilância da qualidade do ar.
Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno - 19/10/2024 11:39:46 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foi publicado pela Secretaria de Economia (Seec-DF), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (18), aviso de licitação com o objetivo de contratar empresa especializada para a confecção do inventário de emissão de poluentes atmosféricos e a formatação da rede de monitoramento da qualidade do ar do Distrito Federal.
“Recebemos uma determinação direta do nosso governador Ibaneis Rocha para ampliarmos a nossa rede de monitoramento da qualidade do ar. Contudo, não podemos ser negligentes com o mapeamento e levantamento das necessidades do DF. Por essa razão, realizaremos todos os estudos, que ocorrerão paralelamente ao processo de compra dos equipamentos”, lembrou o presidente do instituto, Rôney Nemer.
“A contratação visa dar suporte técnico, base técnica para a montagem da rede de acompanhamento da qualidade do ar no DF”, disse o diretor de Emergências, Riscos e Monitoramento do Brasília Ambiental, Charles Dayler.
O diretor explica que a contratação vai contemplar três estudos: o inventário propriamente dito, a demonstração do destino que a poluição mapeada segue e os pontos necessários para a realização do acompanhamento da qualidade do ar.
Com a entrega do relatório da especificação dos gases poluentes, será possível saber, em detalhes, quais são os predominantes no território do DF, as quantidades e as fontes de emissão. Com esses dados será elaborado o segundo estudo, que é o modelo de dispersão desses poluentes para saber para onde vai a direção de vento e como se comportam na atmosfera ao longo do ano.
E o último estudo indicará os melhores locais para a instalação de estações de inspeção da qualidade do ar.
*Com informações do Brasília Ambiental
Comentários para "Distrito Federal terá inventário sobre poluentes atmosféricos predominantes em seu território":