FGV divulga gabarito do concurso da Ebserh, estatal que administra hospitais; veja como acessar
Júlia Galvão, São Paulo, Sp (folhapress) - 18/03/2025 10:31:11 | Foto: © PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL
A nova edição do CNU (Concurso Nacional Unificado) foi confirmada pelo governo federal e deve ter seu edital publicado até o final deste trimestre. Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação, diz que há expectativa para que as provas da nova edição sejam aplicadas em agosto.
A primeira edição do concurso contou com 6.640 vagas em 21 órgão públicos. Ainda não é possível saber quantas vagas a nova versão oferecerá, mas duas novas carreiras deverão ser incluídas na seleção: uma para a área de Defesa, Justiça e Segurança e outra para a área de Desenvolvimento Socioeconômico. Os novos cargos serão destinados ao nível superior.
No final de fevereiro, os resultado finais do CNU foram divulgados pelo MGI. Eduardo Cambuy, professor do Gran Concursos, diz que é esperado que a banca contratada seja divulgada até maio. "Para que essa prova aconteça em agosto, o edital precisa ser publicado pelo menos 90 dias antes, então ele deve sair, no máximo, no início de maio".
Na primeira edição, a banca responsável pela organização do concurso foi a Cesgranrio. Agora, o professor do Gran Concursos espera que outras bancas sejam escolhidas, como o Cebraspe ou a FGV Conhecimento, mas só será possível determinar a responsável após a conclusão da contratação.
ACERTOS E ERROS DA PRIMEIRA EDIÇÃO
Entre os principais acertos da primeira edição do concurso, os especialistas destacam a sua aplicação nacional. As provas do certame chegaram a 228 municípios de todo o pais, incluindo todas as capitais, com mais de 3.600 locais de provas.
Cambuy destaca também a junção de diferentes provas em apenas uma. "Apesar de terem pontuações e pesos diferentes, o candidato consegue prestar diferentes concursos dentro de um só", diz.
Newsletter Folha Mercado Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes. * Entre os aspectos negativos, o especialista destaca a logística curta entre as datas, assim, o prazo para a entrega de materiais foi curta, bem como os prazos para envio de títulos e para a confirmação de interesse em cursos de formação.
"O tempo de prova também pode ser ampliado para pelo menos três horas e, para garantir a transparência, a disponibilização do ranqueamento dos candidatos poderia ter sido feita mais cedo", afirma o Cambuy.
Bruno Bezerra, professor do Estratégia Concursos, destaca as listas de espera como um dos aspectos positivos do certame, permitindo que os candidatos sejam convocados de acordo com a necessidade da administração.
Com relação aos erros, o professor destaca a falta de clareza nas instruções no dia da prova. "Não houve uma padronização na orientação dos candidatos por parte dos fiscais. Isso levou a confusões entre os candidatos sobre a marcação correta do tipo de prova, do número do gabarito, de marcar bolinha, não marcar bolinha, e resultando em várias eliminações de candidatos", afirma Bezerra.
COMO ORGANIZAR OS ESTUDOS PARA A NOVA EDIÇÃO?
Bezerra afirma que os candidatos devem ter atenção com três pontos principais durante suas preparação. O primeiro deles é a antecedência, assim, não é recomendado iniciar os estudos apenas após a publicação do edital.
Depois, é importante que o candidato monte um planejamento de estudos, distribuindo as suas horas de estudo entre as principais disciplinas. É necessário, assim, estudar a teoria, resolver o maior número de questões de possíveis concursos anteriores e revisar os assuntos estudados.
O professor avalia que a organização pode colaborar também para amenizar a ansiedade dos candidatos. "Tendo isso, o aluno deve concentrar a sua atenção no que ele deve fazer naquele dia e não ficar pensando em quando virá o edital, em quais matérias virão, se ele vai passar ou não, porque não temos controle a respeitos desses aspectos".
Por fim, como ainda não é possível determinar as áreas que serão ofertadas no concurso, o candidato deverá focar, inicialmente, nos temas de conhecimentos gerais.
"A melhor forma de começar é estudando as matérias de conhecimentos transversais, que são matérias comuns a todos os cargos e, independentemente da competência que o servidor público vai exercer, são importantes para o seu dia a dia", diz Bezerra.
Entre as disciplinas mais comuns neste setor, estão: políticas públicas, ética e integridade, administração pública, finanças públicas, diversidade e inclusão e desafios do Estado de direito.
POUCO TEMPO PARA ESTUDAR?
Aqueles que tiverem pouco tempo para estudar deverão dedicar mais tempo às matérias de maior peso e aos assuntos mais cobrados pelas bancas.
"O candidato também deve optar por um material de estudos mais sintético, evitar materiais longos, afinal o tempo dele é curto, assim ele vai conseguir passar pelo máximo de conteúdo", afirma o especialista.
Por fim, é recomendado que o candidato se dedique à resolução de questões para realizar um estudo direcionado e com foco aos temas que realmente são cobrados nas provas.
NOVOS CARGOS
Eduardo Cambuy, professor do Gran Concursos, afirma que, apesar de alguns órgão já terem indicado o interesse em participar da próxima edição do CNU, apenas será possível ter certeza sobre a participação das instituições após a divulgação do MGI.
"O que podemos adiantar é que os cargos mais transversais, como aqueles na área de TI (Tecnologia da Informação), analistas técnicos administrativos e cargos de ATPS (Analista Técnico de Políticas Sociais) de ministérios não atendidos podem aparecer nessa nova edição", diz o professor.
Com relação aos salários esperados, Bruno Bezerra avalia que, com base nos últimos concursos públicos, as remunerações devem ficar entre 3 mil para cargos administrativos e 16 mil, no caso das agências reguladoras.
POSSO ME PREPARAR PARA MAIS DE UM CONCURSO AO MESMO TEMPO?
Para garantir maiores chances de aprovação, o candidato pode tentar prestar mais de um concurso, mas é ideal definir uma única área de estudos para garantir que irá chegar bem preparado para as provas.
"É sabido que o candidato, para passar em uma prova, às vezes faça dois, três, quatro, cinco, dez concursos. Então, a cada prova que ele faz, se ele está dentro de uma mesma área, ele já sai mais forte porque já tem mais conhecimento acumulado", diz o professor do Estratégia Concursos.
O QUE FAZER NO DIA DE APLICAÇÃO DAS PROVAS?
Com base na experiência do último concurso, os professores afirmam que, no sábado, dia anterior à aplicação das provas, é importante que os candidatos deixem seus documentos e canetas separados. Chegar com calma e antecedência é ideal para não acabar perdendo o horário.
"Também é importante que o candidato se certifique, com base no edital, de alguns itens proibidos, como relógio, óculos escuros, boné e que ele vá com roupas e acessórios confortáveis", explica Bezerra.
FGV divulga gabarito do concurso da Ebserh, estatal que administra hospitais; veja como acessar
GABRIELA CECCHIN, SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Foi divulgado nesta segunda (17) o gabarito preliminar oficial do concurso público da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), aplicado neste domingo (16). Os candidatos podem acessar as respostas no site da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
A Ebserh é uma estatal vinculada ao MEC (Ministério da Educação) e que administra 45 hospitais universitários federais.
Os gabaritos estão divididos entre as provas para área médica, assistencial e administrativa. O período de apresentação de recursos contra o gabarito preliminar e questões da prova objetiva começa na terça (18) e termina na quarta (19).
Veja como acessar o gabarito oficial da Ebserh Rafaela Araújo Folhapress Um homem com cabelo curto e óculos está sentado em uma mesa de sala de aula, concentrado em escrever em um caderno. Ele usa uma camiseta verde e um relógio no pulso. O ambiente é de uma sala de aula, com outros alunos ao fundo.
COMO ACESSAR OS GABARITOS PRELIMINARES DA EBSERH 2025?
Para comparar as próprias respostas com o gabarito preliminar, o candidato precisa ter levado o caderno de questões no dia da prova ou anotado suas alternativas.
1) Acesse o portal da FGV;
2) Clique em Concursos e pesquise por Ebserh;
3) Escolha o edital da prova prestada (área médica, assistencial ou administrativa);
4) Baixe o arquivo Gabarito Oficial Preliminar da Prova Objetiva.
Arte HTML5/Folhagráfico/AFP https://www1.folha.uol.com.br/webstories/mercado/2025/02/o-que-se-sabe-sobre-o-cnu-2025/ *
COMO APRESENTAR RECURSO?
Caso não concorde com determinada resposta do gabarito preliminar ou elaboração da pergunta do caderno de questões, o candidato pode apresentar recurso entre 00h do dia 18 e 23h59 do dia 19 de março.
Para isso, no período indicado, ele deve acessar novamente a área do concurso no portal da FGV e preencher o formulário de interposição de recursos com seu usuário e senha. Cada candidato poderá apresentar apenas um recurso por questão.
A resposta aos recursos também será disponibilizada no site, bem como o novo gabarito, se alterado.
Newsletter Folha Mercado Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes. *
QUAIS SÃO AS PRÓXIMAS ETAPAS DO CONCURSO?
O calendário do concurso ainda consta algumas datas importantes:
Divulgação do resultado preliminar da prova objetiva 14 de abril Prazo para apresentação de recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva 15 de abril a 16 de abril Divulgação do resultado definitivo da prova objetiva 30 de abril Os aprovados na prova objetiva serão convocados para a prova de títulos, em que será possível enviar tempo de experiência, diplomas, certificados de conclusão de curso e textos publicados em periódicos reconhecidos pela Capes-MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação).
O QUE É O CONCURSO DA EBSERH 2025?
As 545 vagas para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foram divididas entre cargos de nível médio e superior, nas áreas médica, administrativa e assistencial, com salários iniciais entre R$ 3.057,56 a R$ 17.978,62.
Para a área médica, os 198 cargos são nos setores de acupuntura, anestesiologia, cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, genética médica, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina de emergência, medicina do trabalho, medicina física e reabilitação, medicina intensiva, medicina nuclear, medicina preventiva e social, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, patologia clínica/medicina laboratorial, pediatria, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem radioterapia. A remuneração inicial mais alta é para o cargo de médico com jornada semanal de 40 horas, com salário de R$ 17.978,62. As demais áreas recebem R$ 10.787,14.
Já os 330 cargos da área assistencial são de assistente social, biomédico, odontologia, enfermagem, farmácia, físico, fisioterapia, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, profissional de educação física, psicologia, técnico em análises clínicas, técnico em citopatologia, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem - especialização técnica em saúde do trabalhador, técnico em farmácia, técnico em necropsia, técnico em prótese dentária, técnico em radiologia/radioterapia, técnico em saúde bucal, tecnólogo em radiologia/radioterapia e terapeuta ocupacional. Os salários mais altos são de R$ 12.911,35.
Na área administrativa, são 17 cargos para advogado, gestão, comunicação, economia e estatística, arquiteto, engenharia, engenheiro clínico, engenheiro de produção, engenheiro de segurança do trabalho, analista de tecnologia da informação, técnico em segurança do trabalho e assistente administrativo. Alguns salários iniciais chegam a R$ 12.911,35 também.
Comentários para "Como se preparar para a nova edição do CNU? Especialistas explicam":