Iniciativa é uma parceria entre o Ministério Público do Distrito Federal, a Sejus e a FBF
Secretaria De Comunicação Do Mpdft - 16/07/2025 11:19:42 | Foto: Secretaria de Comunicação do Mpdft
A partida entre Vasco e Botafogo, realizada no Estádio Nacional no sábado, 12 de julho, foi palco para mais uma ação da campanha "Cartão Vermelho para o Racismo". Antes do início do jogo, os árbitros e os capitães das equipes ergueram cartões vermelhos em um gesto de repúdio à discriminação racial no esporte. Integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também entraram em campo para apoiar a iniciativa.
Nas arquibancadas, os torcedores também participaram do ato, recebendo e levantando os cartões distribuídos. A ação busca conscientizar e engajar o público na luta contra o preconceito nos estádios.
O promotor de justiça Cláudio João Freire foi um dos que acompanhou a iniciativa. “O esporte brasileiro tem o poder de unir pessoas de todas as origens. Não permitiremos que manifestações de ódio contaminem esse ambiente de confraternização. Nossa vigilância será permanente e nossa resposta, firme e exemplar”, afirmou.
Os promotores de justiça Paulo Roberto Binicheski, Bruno Vergini e Marcelo Nóbrega também participaram da ação.
Saiba mais
A campanha "Cartão Vermelho para o Racismo" é uma parceria entre o MPDFT, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e a Federação Brasiliense de Futebol (FBF). O objetivo é promover um ambiente esportivo de respeito e diversidade, alinhado à recém-sancionada Lei Vinícius Júnior, que estabelece políticas de combate ao racismo nos estádios.
Comentários para "Campanha "Cartão Vermelho para o Racismo" marca partida entre Vasco e Botafogo":