O grupo estabelece novos padrões para o comércio digital ao desenvolver uma infraestrutura financeira independente e apoiar as MPMEs
Foto: Agência TV BRICS Brasil
O grupo estabelece novos padrões para o comércio digital ao desenvolver uma infraestrutura financeira independente e apoiar as MPMEs
Agência Do Brics - 02/02/2025 08:34:10 | Foto: Agência TV BRICS Brasil
Este artigo foi fornecido por Paballo Patience Ntobaki, professor da Universidade de Tecnologia de Durban.
Os países do BRICS estão criando um novo modelo para o comércio eletrônico transfronteiriço. Por meio de iniciativas como o Sistema de Pagamento do BRICS (BRICS Pay) e a infraestrutura financeira independente proposta, o BRICS está ampliando sua participação na economia global.
BRICS Pay: solução segura e eficiente para comércio digital global
A 14ª Reunião de Ministros do Comércio do BRICS, realizada em julho de 2024, reafirmou essa direção, reconhecendo que "o comércio eletrônico se tornou um dos mais importantes impulsionadores do crescimento econômico global". Com o objetivo de expandir sua presença no comércio eletrônico global por meio de um sistema robusto, seguro e regionalmente integrado, utilizando tanto o comércio B2B quanto o B2C, o BRICS pretende fazer do comércio digital uma ferramenta poderosa para o progresso econômico e a inovação dentro do grupo.
A Declaração de Kazan 2024 afirma que os países do BRICS podem negociar diretamente em suas moedas.
"Reafirmamos nosso compromisso de fortalecer a cooperação financeira no âmbito do BRICS. Acolhemos o uso de moedas locais em transações financeiras entre os países do BRICS e seus parceiros comerciais", diz o documento.
Essa mudança representa uma transformação para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) do BRICS. A Declaração de Joanesburgo 2023 enfatiza "o papel fundamental desempenhado pelas MPMEs na revelação de todo o potencial das economias do BRICS". O sistema de pagamento do BRICS abre novas possibilidades para que as MPMEs participem mais livremente do comércio internacional, permitindo que essas organizações entrem nos mercados internacionais. A ideia do BRICS é criar um mercado digital seguro e protegido. Conforme indicado na Declaração de Kazan, "estamos determinados a aumentar ainda mais a confiança no comércio eletrônico e garantir a proteção total dos direitos dos participantes do comércio eletrônico".
O BRICS está implementando os princípios de transparência, segurança e proteção ao consumidor em seu sistema de comércio digital. Esse compromisso de construir confiança desde o início torna o comércio eletrônico transfronteiriço mais seguro, dando às empresas e aos consumidores a confiança para participar do negócio digital.
BRICS Clear: futuro da liquidação transfronteiriça no comércio digital
Um dos aspectos mais inovadores da estratégia do BRICS é o plano para uma infraestrutura financeira independente. De acordo com a Declaração de Kazan, o BRICS está explorando "a viabilidade de conectar as infraestruturas dos mercados financeiros dos países do BRICS em uma infraestrutura independente para pagamentos, transferências e depósitos transfronteiriços, o BRICS Clear", que será o pilar de uma rede independente na qual os países do BRICS poderão liquidar transações diretamente.
Essa infraestrutura permitirá que os países do grupo controlem seus próprios fluxos comerciais, livres de restrições e comissões bancárias. O BRICS Clear cria uma estrutura para o comércio independente que permite que os membros do BRICS tomem conta de seu futuro econômico e sirvam de exemplo para os mercados emergentes que buscam independência econômica.
O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que apoia as ambições do BRICS, fornece financiamento em moeda local e instrumentos de investimento, permitindo que a associação financie suas iniciativas internamente, fortalecendo sua base econômica. O NBD garante que o BRICS possa priorizar o crescimento regional e construir resiliência a partir de dentro.
O BRICS está provando que os sistemas financeiros independentes podem ser tão bem-sucedidos quanto os estabelecidos, demonstrando que há espaço para vários mecanismos cooperativos na economia global.
Fotografia: iStock
Texto copiado de https://tvbrics.com/pt/news/brics-revoluciona-com-rcio-digital-com-pagamentos-independentes/
Comentários para "BRICS revoluciona comércio digital com pagamentos independentes":