Zaragoza chega ao Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília

As obras do artista e publicitário catalão são parte do lote de 58 peças doado pelo artista, em 2017, ao Museu Nacional da República

Zaragoza chega ao Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília
Zaragoza chega ao Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger - 07/10/2021 18:36:27 | Foto: AGÊNCIA BRASÍLIA*

Seis obras em ferro fundido do artista e publicitário catalão José Zaragoza (1930-1987), criadas em 1984, passaram a integrar o Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília (MAB). Agora, o espaço conta com um total de 22 esculturas na área externa, aberta à visitação pública durante toda a semana.

Escultura de José Zaragoza no Museu de Arte de Brasília | Fotos: Divulgação

As esculturas de Zaragoza, que morou muito tempo no Brasil, são parte do lote de 58 peças (inclui também desenhos e quadros), doado pelo artista ao Museu Nacional da República (MUN) em 2017.

O diretor do museu na época, Wagner Barja, se recorda : “Quando Zaragoza me ligou, fiquei petrificado”. Personalidade do mundo das artes e da publicidade e propaganda (é o “Z” da prestigiosa Agência DPZ) em São Paulo, Zaragoza teria ouvido falar da política de constituição de acervo do MUN, que havia criado um núcleo de arte política.

Leia também

MAB abre visitação pública com Tarsila do Amaral e Orlando Brito

MAB emociona público após 14 anos sem arte

MAB amplia acervo em exposição com mais 45 obras-primas

Zaragoza é um “coringa no acervo do Museu da República”, afirma Barja. Curador independente, com notório saber em artes plásticas, teoria e história da arte e arte-educação, o ex-diretor do MUN considera que a ida das peças de Zaragoza para o Parque de Esculturas frisa a vocação do MAB em construir discursos estéticos sobre a arte contemporânea na capital.

* Com informações da Secec

Comentários para "Zaragoza chega ao Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório