Previsão de crescimento pra América Latina em 2021 salta, mas Brasil vê projeção despencar, diz FMI

Relatório "Perspectiva Econômica Mundial" foi divulgado nesta terça- feira (12) pelo Fundo Monetário Internacional e traça prognóstico pras diferentes economias

Previsão de crescimento pra América Latina em 2021 salta, mas Brasil vê projeção despencar, diz FMI
Previsão de crescimento pra América Latina em 2021 salta, mas Brasil vê projeção despencar, diz FMI

Cristiane Sampaio-brasil De Fato | Fortaleza (ce) - 13/10/2021 08:13:10 | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Cálculos vieram à tona em estudo do Fundo Monetário que reduziu também de 6% para 5,9% possibilidade crescimento global

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou, nesta terça (12), previsão de salto no crescimento econômico da América Latina e Caribe para este ano, com projeção de 6,3% para o continente. Já o Brasil, que divide com o México o posto dos países mais expressivos da região, viu as expectativas desidratarem: a previsão de crescimento caiu de 5,3% para 5,2% em 2021.

Os dados partem do relatório “Perspectiva Econômica Mundial”. Para 2022, a perspectiva de crescimento brasileiro é de 1,5%. Enquanto isso, o México tende a registrar ampliação de 6,2% do PIB este ano e 4% no ano seguinte.

Os cálculos do FMI se baseiam em diferentes fatores, com destaque para o ritmo da vacinação contra a covid-19, tema em que a conduta do governo brasileiro tem despertado negativamente a atenção do mundo.

::Fiocruz faz alerta: flexibilização do distanciamento pode levar à retomada dos casos de covid::

Apesar do histórico exitoso do Estado brasileiro em campanhas de imunização, a postura negacionista de Bolsonaro e aliados fez com que a aplicação das doses iniciasse com retardo no país.

Como resultado, o Brasil tem hoje menos da metade – cerca de 47% – da população completamente imunizada e ocupa a 62ª posição no ranking global de vacinação, segundo dados do painel “Our Wolrd in Data”, plataforma da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que monitora a velocidade da imunização no mundo.

A pandemia é também o fator que levou o FMI a projetar riscos ainda de grande alcance para a economia global naquilo que se refere à perspectiva de crescimento. Por conta disso, o fundo alterou o índice de 6% para 5,9% para 2021 e prevê 4,9% em 2022.

Edição: Anelize Moreira

Comentários para "Previsão de crescimento pra América Latina em 2021 salta, mas Brasil vê projeção despencar, diz FMI":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório