Pdad permitirá aperfeiçoar políticas públicas para moradores dessas áreas do DF; empresa que fará o levantamento será contratada por pregão eletrônico
Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon - 18/11/2021 10:22:33 | Foto: Agência Brasília
A Codeplan está contratando, por meio de pregão eletrônico, empresa especializada em coleta de dados para pesquisas socioeconômicas. O pregão, publicado nesta terça (16) no DODF, permitirá, pela primeira vez, a realização da pesquisa domiciliar nas áreas rurais do Distrito Federal, com equipe especializada na aplicação de questionários para a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad).
69% é a estimativa da área considerada rural no Distrito Federal
Segundo Jean Lima, presidente da Codeplan, a pesquisa oferecerá o diagnóstico da população que vive no campo no DF, permitindo a identificação de demandas em diversas áreas e contribuindo para a efetivação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. “É lamentável não ter tido esse levantamento anteriormente. Agora será possível conhecer e melhorar a vida da população nas áreas rurais”, disse.
“Esse tipo de pesquisa contribui com o planejamento e para a implantação de políticas públicas de uma forma mais assertiva para o campo. Essa pesquisa vai auxiliar muito na tomada de decisões, no trabalho da Emater no campo e resultar no desenvolvimento rural da capital”, afirmou a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade.
Renata Florentino, diretora de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, informou que a pesquisa deve estar em atividade a partir de fevereiro de 2022 e destacou: “Idealizamos a Pdad Rural para dar visibilidade às condições socioeconômicas da população que vive nas áreas rurais do DF. Para fazer isso, vamos organizar o território rural do DF de acordo com as sete Unidades de Planejamento Territorial, pesquisando 6 mil domicílios ao total”.
Leia também
DF com desemprego menor do que antes da pandemia
DF em 8º lugar entre as maiores economias do país em 2019
Taxa de desemprego segue em redução, aponta pesquisa
A contratação de uma empresa terceirizada é necessária porque o quadro de funcionários da Codeplan é insuficiente para coletar todos os dados. A metodologia que será aplicada é desenvolvida pela companhia, que receberá e tratará os dados para realizar o estudo. Segundo o macrozoneamento do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), aproximadamente 69% da área do Distrito Federal é considerada rural, o que mostra a importância de se pesquisar as condições de vida nessa parte do território do DF”.
O edital e seus anexos estão disponíveis nos sites:
www.gov.br/compras e www.codeplan.df.gov.br
* Com informações da Codeplan
Comentários para "Pesquisa inédita no DF vai coletar dados de 6 mil domicílios rurais":