Durante o evento, eles visitaram a exposição de relíquias culturais chinesas.
Foto: Diário do Povo Online
Durante o evento, eles visitaram a exposição de relíquias culturais chinesas.
Diário Do Povo Online - 18/11/2024 06:43:46 | Foto: Diário do Povo Online
No dia 21 de novembro de 2016, horário local, o presidente chinês Xi Jinping e sua esposa, Peng Liyuan, participaram em Lima da cerimônia de encerramento do "Ano do Intercâmbio Cultural China-América Latina 2016", junto do então presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, e sua esposa, Nancy Lange.
Durante o evento, eles visitaram a exposição de relíquias culturais chinesas "Nos Confins do Mundo, Aqui Tão Perto – Tesouros da Cultura Chinesa".
"Nos últimos anos, o intercâmbio cultural entre a China e a América Latina tem se desenvolvido de forma vigorosa. Embora os povos da China e da América Latina estejam separados por milhares de quilômetros, suas almas estão conectadas e sua amizade é profunda", afirmou o presidente Xi Jinping durante uma alocução.
Em 21 de novembro de 2016, horário local, o presidente Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan participaram da cerimônia de encerramento do Ano de Intercâmbio Cultural China-América Latina, visitando a exposição "Nos Confins do Mundo, Aqui Tão Perto – Tesouros da Cultura Chinesa". (Foto: Lan Hongguang, Xinhua)
No Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru, os líderes dos dois países visitaram a exposição fotográfica "O Longo Rio da Civilização – Intercâmbio Cultural China-América Latina", e assistiram a uma apresentação conjunta entre a Orquestra Nacional de Música Popular da China e a Banda Folclórica Nacional do Peru, tendo havido lugar para performances das canções populares "Yimeng Mountain Song" e "Canto del Águila", da China e do Peru, respetivamente. A pipa chinesa, com seu som suave e melodioso, e a zampoña peruana, com sua sonoridade profunda e etérea, se complementaram na execução conjunta.
Ruínas da antiga cidade de Machu Picchu. (Foto: Zhang Penghui, Diário do Povo)
A exposição "Nos Confins do Mundo, Aqui Tão Perto – Tesouros da Cultura Chinesa" apresentou 121 peças, incluindo delicados artefatos de jade do Neolítico, os famosos Tang Sancai que retratam o auge da dinastia Tang, e porcelanas que representam o intercâmbio cultural da Rota da Seda.
"Este artefato provém da terra natal da civilização chinesa, Shaanxi", disse o presidente Xi Jinping, apontando para uma figura de terracota da dinastia Qin, e acrescentou: "É também minha terra natal".
Naquele momento, as civilizações chinesa e inca se entrelaçaram perante o público mundial.
Nos últimos anos, a China e o Peru têm promovido ativamente a Iniciativa Global de Civilização, fortalecendo o intercâmbio e o aprendizado mútuo entre suas culturas. Desde o ano passado, exposições como "Viagem Através das Civilizações" realizaram uma turnê global no Peru, e as exposições sobre a cultura andina do Império Inca chegaram até à China, recebendo uma calorosa recepção por parte dos povos de ambos os países.
"Exposição Museográfica: Grandes Civilizações Antigas Chinesa e Tawantinsuyo no Peru", realizada no Museu Inca em Cusco, Peru. (Foto: Zhang Penghui, Diário do Povo)
Em novembro deste ano, a exposição "Exposição Museográfica: Grandes Civilizações Antigas Chinesa e Tawantinsuyo no Peru " foi realizada no Museu Inca de Cusco, no Peru. O tema da exposição, "Diálogo e Aprendizado Mútuo", apresentou objetos representativos das culturas de Sanxingdui e Jinsha, contrapostas com relíquias preciosas da civilização inca, revelando a beleza distinta das civilizações chinesa e peruana, destacando a união de todas as culturas humanas.
Presidente Xi Jinping discursa no parlamento peruano em 21 de novembro de 2016. (Foto: Ju Peng, Xinhua)
O Peru, berço da civilização inca, é um país de grande importância para a história mundial. Devido à distância entre a China e o Peru, existe uma expressão em inglês: From China to Peru (Da China ao Peru), que simboliza a ideia de "viajar por todo o mundo".
A conexão espiritual e a amizade profunda fazem com que países distantes se tornem próximos. Como destacou o presidente Xi Jinping, o Peru é o "vizinho" da China do outro lado do Pacífico.
Há mais de 400 anos, os chineses desbravaram os mares e abriram a Rota da Seda Marítima, cruzando o Pacífico, o que estabeleceu uma ligação contínua entre os dois países. Hoje, mais de 3 milhões de descendentes de chineses vivem no Peru.
Artistas peruanos em trajes tradicionais. (Foto: Zhang Penghui, Diário do Povo)
Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre China e o Peru, a confiança política mútua tem saído fortalecida, os resultados da cooperação prática têm sido abundantes, e o intercâmbio cultural se aprofundou, trazendo benefícios tangíveis para os povos dos dois países. O presidente Xi Jinping e os líderes peruanos mantêm uma estreita comunicação e interação, promovendo o fortalecimento das relações bilaterais.
Volvidos 8 anos, o presidente Xi Jinping regressa ao Peru, com o intuito de elevar a um novo patamar a amizade de longa data com o "vizinho" do outro lado do Pacífico, o intercâmbio cultural, a aprendizagem mútua entre civilizações e a cooperação pragmática entre a China e o Peru.
Comentários para "Peru, o "vizinho" da China no outro lado do Oceano Pacífico":