×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 21 de setembro de 2021

O objetivo dos atos de 7 de setembro é invadir o Congresso e o STF, aponta o Estado de S. PauloFoto: Reprodução Twitter

O objetivo dos atos de 7 de setembro é invadir o Congresso e o STF, aponta o Estado de S. Paulo

Tentativa de golpe miliciano em apoio ao caos bolsonarista já está clara

Portal Brasil 247 - 24/08/2021 - 08:19:06

"Como os próprios organizadores têm alertado, o objetivo das manifestações bolsonaristas previstas para o dia 7 de setembro não é manifestar apoio ao presidente Jair Bolsonaro. A convocação não é para expressar determinada posição política – defender, por exemplo, a aprovação da reforma administrativa ou do novo Imposto de Renda –, e sim para invadir o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso", aponta o editorial do jornal Estado de S. Paulo, desta terça-feira.

"Em nenhum país civilizado, esse tipo de convocação é considerado 'manifestação de pensamento' ou 'expressão de opinião política'. Trata-se não apenas de incitação à violência contra as instituições – o que já configura crime –, mas de convocação para o golpe. Os organizadores estão dizendo abertamente que querem fechar o Supremo e o Congresso, entregando-os às Forças Armadas", aponta ainda o editorialista.

"As ameaças são gravíssimas pelo mero fato de terem sido feitas, e reclamam a atuação das autoridades correspondentes. Não se pode assistir passivamente à organização de uma manifestação cujo objetivo é invadir o Supremo e o Congresso, para 'entregá-los às Forças Armadas'. A agravar a situação, o presidente Jair Bolsonaro em nenhum momento desautorizou a convocação golpista. Ao contrário, tem fomentado a adesão popular aos atos bolsonaristas de 7 de setembro", prossegue.

"Perante esse quadro, não basta a existência de um inquérito no STF para investigar organizações criminosas de ataque à democracia. É urgente que o Congresso reaja e que o Ministério Público acione a Justiça, de forma a impedir a ação criminosa contra as instituições. Impõe-se o realismo. Depois de tudo o que já foi divulgado, eventual tentativa de golpe no dia 7 de setembro não será nenhuma surpresa. Será a estrita realização das táticas e objetivos anunciados, repetidas vezes, por bolsonaristas", finaliza.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais


Comentários para "O objetivo dos atos de 7 de setembro é invadir o Congresso e o STF, aponta o Estado de S. Paulo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório