×
ContextoExato

No Dia da África, ONU apela a solidariedade com região que teve 2% de vacinas

No Dia da África, ONU apela a solidariedade com região que teve 2% de vacinasFoto: OIM2020/Alexander Bee

Guterres disse que o rico e diversificado patrimônio africano é importante para o desenvolvimento sustentável,

Portal Onu News De Noticias - 25/05/2021 - 11:48:01

Secretário-geral expõe necessidades de desenvolvimento e obstáculos agravados pela pandemia; tema deste ano: Artes, a Cultura e o Patrimônio como Alavancas para Construir a África que Queremos.

Neste Dia da África, o secretário-geral da ONU apela às nações desenvolvidas para que se solidarizem com o continente. O 25 de maio marca a fundação da Organização de Unidade Africana, em 1963, entidade predecessora da atual União Africana, estabelecida há 20 anos.

Para António Guterres, a pandemia expôs as desigualdades profundamente arraigadas e colocou em risco os ganhos de desenvolvimento conquistados com muito esforço em toda a região e além. No continente houve um total de 3.451.770 casos confirmados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Cultura

Este ano, a data tem como lema as Artes, a Cultura e o Patrimônio como Alavancas para Construir a África que Queremos.

Guterres disse que o rico e diversificado patrimônio cultural e natural regional é importante para o desenvolvimento sustentável, a redução da pobreza e a construção e manutenção da paz.

UNICEF

Homem na Côte d'Ivoire recebendo sua primeira dose da vacina contra Covid-19


Uma das vantagens desse setor é fornecer uma base sólida para o progresso econômico inclusivo, em momento em que o continente se esforça para enfrentar os desafios colocados pela pandemia da Covid-19.

Realçando o impacto da crise, ele disse ter aumentado as causas do conflito, piorado desigualdades e exposto as fragilidades da governança em muitas nações. Os exemplos disso são particularmente a prestação de serviços básicos como saúde, educação, eletricidade, água e saneamento.

Desenvolvimento

Guterres realçou ainda que a Covid-19 agravou a crise climática, que afeta de forma desproporcional os países em desenvolvimento.

O secretário-geral destaca que para a recuperação econômica e para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é preciso garantir o acesso equitativo e universal às vacinas da Covid-19.

A mensagem realça “o profundo desequilíbrio na distribuição” do imunizante entre os países, com as nações africanas recebendo apenas 2% do total de unidades.

© Unicef/Sibylle Desjardins

Funcionária de logística em Kinshasa, na República Democrática do Congo, mostra um sensor de temperatura usado para garantir que as vacinas sejam armazenadas na temperatura certa

Comentários para "No Dia da África, ONU apela a solidariedade com região que teve 2% de vacinas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório