Estadão Conteúdo - 22/06/2022 - 16:02:51
O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça, por meio de uma ação civil pública de tutela antecipada, que a Caixa pague R$ 5 bilhões à Funcef (Fundação dos Economiários Federais) para cobrir prejuízos gerados após direcionamento de diretorias do banco público.
Segundo o MPF, os recursos devem ser usados para abater as contribuições extraordinárias que vêm sendo cobradas pelo fundo de pensão dos participantes.
O pedido dos procuradores, que faz parte dos desdobramentos da Operação Greenfield, considera que os valores requeridos são ligados a crimes já denunciados na esfera penal, mas que ainda não tiveram as perdas reparadas.
O MPF argumenta na ação que a Caixa, entre 2008 e 2016, era um banco politizado e indicava diretores para a Funcef que também atendiam interesses políticos naquele tempo.
"O resultado é o grave problema econômico-financeiro do fundo suportado pelos participantes, em sua maioria, aposentados e beneficiários mais antigos", afirmaram os procuradores.
O MPF também pediu o compartilhamento das provas e propõe audiência de conciliação.
fonte: Estadão Conteudo
Antônio Tavares foi morto em ação da PM, em 2000; caso está sendo julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos
"Não é haver um almoço ou não que altera o quanto os mais de 200 mil brasileiros gostam de Portugal e estão cá." diz Marcelo Rebelo
Além disso, mostra que o Exército desrespeitou a decisão Tribunal de Contas da União (TCU), que ordenou a modernização dos bancos de dados em 2017.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu que não se encontrará com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Novo visto permite aos brasileiros procurarem emprego em Portugal
Na Assembleia Legislativa, deputada denunciou, na quinta (30), que a Gute Sicht retira 40 caminhões de terra por dia
Refinaria da Petrobrás, em Betim, pode ser privatizada pelo governo Bolsonaro e população mineira pagará a conta
A "salinha do orçamento secreto" ocupa o número 135 da Ala B do Anexo II, também conhecido como "corredor das comissões"
Segundo a parlamentar, o governo Bolsonaro tem ""compromisso com as boiadas" .e "está corroendo o estado". "A Funai hoje é uma instituição anti-indigenista.”, frisou
As mudanças em estudo incluem a exigência de que toda denúncia de assédio sexual seja protocolada com o superior hierárquico do assediador
Um interesse claro reside na suavização do discurso norte-americano em relação à Venezuela: o petróleo.
Comentários para "MPF pede à Justiça que Caixa pague R$ 5 bi para cobrir rombos da Funcef":