Instituto dá dicas para compras de ovos e pescados no período da Páscoa 

Quais são os cuidados na hora de comprar ovos e pescados

Instituto dá dicas para compras de ovos e pescados no período da Páscoa 
Instituto dá dicas para compras de ovos e pescados no período da Páscoa 

Agência Brasil  - 12/04/2025 12:50:21 | Foto: © MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Diversas marcas de ovos de chocolate e diferentes tipos de pescados já estão disponíveis ao consumidor para o período da Páscoa. No entanto, alerta o Instituto de Pesos e Medidas do estado de São Paulo (Ipem-SP), a população precisa estar atenta para não adquirir produtos irregulares ou não errar na hora das compras.

A primeira dica do Ipem é sobre os ovos de chocolate que contêm brinquedos como brindes. Quando for comprar um produto desse tipo, é preciso ficar atento se na embalagem está estampada a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é preciso verificar se há indicação de faixa etária.

Segundo o Ipem, essas informações indicam que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer riscos à saúde da criança. A dica não vale caso o brinde oferecido seja uma caneca ou maleta, que não são classificados como brinquedos.

Outra dica é analisar se há indicação de peso líquido na embalagem de qualquer produto, como ovos de chocolate, bombons ou colombas (tipo de bolo ou pão). O peso deve se referir apenas ao produto, desconsiderando o valor da embalagem ou dos brindes.

Pescados

Quanto aos pescados, a dica do instituto é para que o consumidor esteja atento na compra de peixe fresco. Se forem em feiras ou mercados, é importante que o consumidor sempre acompanhe a sua pesagem.

Caso queira que o peixe seja embalado com gelo, é preciso observar se o vendedor não pesará o peixe depois de colocar o gelo. Mas se for comprar o peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento, lembrando-se que, nesse caso, é preciso considerar o peso líquido do pescado e também o peso da embalagem.

Para mais dicas voltadas ao consumidor, o Ipem-SP disponibiliza o Guia Prático de Consumo, que pode ser baixado por meio do site do instituto.

Em caso de dúvidas ou encaminhamento de denúncias, o consumidor pode procurar a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h; pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou pelo formulário disponível na internet na página do Ipem-SP.

Relacionadas

Alta mundial do cacau impacta custos do chocolate e vendas da Páscoa

Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line

Vendas do comércio na Páscoa devem crescer 4,5% e chegar a R$ 3,44 bi

Edição:

Fernando Fraga

Páscoa Ipem-SP consumidor consumo pescados

Comentários para "Instituto dá dicas para compras de ovos e pescados no período da Páscoa ":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório