×
ContextoExato
Responsive image

Colômbia inicia reabertura e não exige mais teste PCR de estrangeiros

Colômbia inicia reabertura e não exige mais teste PCR de estrangeirosFoto: Andresmmartinez/Pixabay

A exigência de um teste PCR para entrar no país foi eliminada nos aeroportos e a exigência do CoronApp, aplicativo com dados de saúde, foi descartada em voos domésticos.

Victor Fernandes - Panrotas - 06/06/2021 - 09:15:26

O Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia revogou e/ou cancelou todos os os protocolos e demais atos administrativos que haviam sido estabelecidos em decorrência da pandemia de covid-19. Diante da reativação social, econômica e cultural que o país passará a partir de 8 de junho; a exigência de um teste PCR para entrar no país foi eliminada nos aeroportos e a exigência do CoronApp, aplicativo com dados de saúde, foi descartada em voos domésticos.


“Isso muda de forma significativa todas as medidas que foram implementadas até agora”, afirmou o ministro da Saúde e Proteção Social, Fernando Ruiz Gómez. Nesse sentido, o ministro destacou que à medida que o tráfego aéreo vem aumentando, observou-se que as filas dos aeroportos passaram a ser um mecanismo de aglomeração, de modo que o benefício que o CoronApp trazia foi reduzido.


Além disso, a nova resolução também trata da ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Enquanto um município está acima de 85%, todas as medidas restritivas são mantidas, principalmente no que diz respeito a bares, discotecas, eventos e multidões”, explicou o ministro.


Ele acrescentou que quando um município fica abaixo desses 85% da ocupação da UTI, são geradas possibilidades de abertura com capacidade ajustada ao andamento do Plano Nacional de Vacinação. “Uma cidade abaixo desse percentual pode começar com 25% de capacidade para eventos públicos abertos, mesmo em eventos fechados são geradas recomendações onde a distância mínima pode ser de um metro, o que aumenta a capacidade”, disse ele, indicando que assim beneficiam igrejas, ginásios, e outros estabelecimentos.


Para tais cenários existem medidas especiais como o uso de máscaras faciais, que é reforçada nas novas regulamentações, ventilação, lavagem e desinfecção das mãos, nova distância mínima entre as pessoas e indicações para o autocuidado.


Para mais informações, confira o anúncio oficial do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia.

Comentários para "Colômbia inicia reabertura e não exige mais teste PCR de estrangeiros":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório