×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de outubro de 2021

Chefe do Camões vê português em franco crescimento como língua de negócios

Chefe do Camões vê português em franco crescimento como língua de negóciosFoto: Camões, I.P.

Novo presidente do Instituto Camões – da Cooperação e da Língua, João Ribeiro de Almeida, fala à ONU News sobre o avanço do idioma e aumento do interesse pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp; desde a última Cimeira do bloco, em Luanda, em julho, a entidade já soma dezenas de observadores incluindo Estados Unidos, França e Índia

Onu News - 13/08/2021 - 09:59:35

Falado num universo de mais de 280 milhões de pessoas, o português vê aumentar sua importância como língua de cultura e língua de negócios. A declaração é do presidente do Instituto Camões – da Cooperação e da Língua, o embaixador português, João Ribeiro de Almeida.

Ele falou à ONU News, diretamente de Lisboa, sede do Camões, sobre o aumento da importância geopolítica do idioma, especialmente nos últimos anos.


Hemisfério Sul


“Sim porque a língua portuguesa é uma língua de educação, de cultura, de aproximação, de pontes, mas também é uma língua... E não podemos esconder isso, pelo contrário, temos que o assumir. É uma língua de negócios, é uma língua de ciência, é uma língua de inovação e de conhecimento, cada vez mais.

Aliás, o Instituto Camões, na sua rede de Cátedras no Estrangeiro, tem apoiado muito a formação de cátedras que tenham a ver com a ciência, a inovação e a tecnologia, e obviamente também, a língua de negócios.

"Porque a língua portuguesa é um grande ativo em todo o mundo já. A Mônica sabe disse, mas eu vou repetir aqui para todos: o português já é uma das línguas mais faladas no Hemisfério Sul na internet. Imaginem o que isto tem de potencial para poder levar o mais avante possível tudo o que tem a ver também como uma língua de negócios. Portanto, o português cada vez mais a afirmar-se como uma das línguas globais em todo o mundo.”

Tétum

João Ribeiro de Almeida é embaixador de carreira e já representou Portugal em países como Argentina e Colômbia. Nos anos 2000, ele serviu no Timor-Leste, onde viu nascer o país do sudeste asiático que escolheu o português como língua oficial ao lado do tétum, em 2002.

Na entrevista à ONU News, João Ribeiro de Almeida lembrou também a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, há 25 anos, que reunia, naquela época, apenas algumas nações associadas. Mas com o fortalecimento de blocos regionais e comerciais como Mercosul, União Europeia e União Africana, intensificou-se o interesse pela Cplp, que está presente em quatro continentes.

Hoje, a entidade é procurada, cada vez mais, por nações interessadas na esfera de atuação da Cplp, que acompanha a do português, indo das Américas à Ásia passando por África e Europa.

O Instituto Camões promove o português pelo mundo há 29 anos

O Instituto Camões promove o português pelo mundo há 29 anos

Angola

Na última Cúpula de Chefes de Estado e Governo, por exemplo, em Luanda, capital de Angola, países como Estados Unidos, Índia, Espanha, Canadá e Catar se associaram ao bloco integrando uma lista que já tinha Reino Unido, França, Japão e outras nações que não falam o idioma.

Na íntegra da entrevista, que será publicada nesta sexta-feira, na página da ONU News, o presidente do Camões também citou o caso do Timor-Leste, onde segundo ele, o português vem crescendo em número e importância.

João Ribeiro de Almeida lembra que quase todos os estudantes agora do ensino superior no Timor-Leste reconhecem a relevância da língua portuguesa como uma marca da nacionalidade timorense e uma diferenciação de outras nações vizinhas como Austrália e Indonésia.

Samba e fado

Para o embaixador, uma das apostas do Camões é também a cultura, que cria pontes de promoção da língua.

“Porque há muita gente que chega à língua portuguesa pela cultura. Há muita gente que chega, pela primeira vez, à língua portuguesa porque se apaixona pela cultura em língua portuguesa. Não tem que ser cultura somente de Portugal, pode ser cultura brasileira, angolana. Quantas vezes, nós descobrimos pessoas que dizem: ‘e, pá, aquele samba é tão bonito, mas eu queria perceber o que eles dizem’, isso, os nossos amigos estrangeiros, a mesma coisa com o fado... Então, há muita gente que chega à língua pela cultura em língua portuguesa. E nós temos que buscar e tentar organizar toda esta gente.”

Atualmente, o Instituto Camões – da Cooperação e da Língua gerencia 51 leitorados e 83 centros de língua portuguesa. A entidade mantém ainda protocolos de apoio à ciência em 312 universidades no mundo em 76 países e lidera 55 cátedras.

Até o fim do ano, o Instituto Camões deve abrir mais dois Centros de Língua na América Central.

Comentários para "Chefe do Camões vê português em franco crescimento como língua de negócios":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Portugal é o país da Europa que mais limpou praias em 2021

Portugal é o país da Europa que mais limpou praias em 2021

Praia da Poça, em Cascais. Portugal realizou 67% das ações globais da campanha.

Portugal criará zonas livres tecnológicas para energias limpas

Portugal criará zonas livres tecnológicas para energias limpas

Galamba disse que vai haver

Economia portuguesa

Economia portuguesa "responde melhor que o esperado", diz primeiro-ministro

"Esta tem sido a grande fonte de evolução positiva da economia", disse o primeiro-ministro português à rede oficial de televisão RTP.

Portugal não pode perder

Portugal não pode perder "novo ciclo de criação de riqueza", segundo presidente

Rebelo de Sousa disse que o dia 5 de outubro é um "encontro de vida" que motiva Portugal a ser um país "mais rico, inclusivo e justo" baseado no "conhecimento, qualificação e cultura".

Dinamarca garante vaga na Copa; Portugal goleia com 3 gols de Cristiano Ronaldo

Dinamarca garante vaga na Copa; Portugal goleia com 3 gols de Cristiano Ronaldo

O craque do Manchester United marcou três gols para ajudar a construir o placar elástico.

Cargueiro vendido a Portugal faz 1º voo pilotado por estrangeiros

Cargueiro vendido a Portugal faz 1º voo pilotado por estrangeiros

O pacote de cinco aeronaves, simulador, treinamento e assistência foi negociado por 827 milhões de euros.

Portugal volta ao planos dos brasileiros esperados para reatar o turismo

Portugal volta ao planos dos brasileiros esperados para reatar o turismo

Reabertura das fronteiras do país, um dos principais destinos a partir do Brasil, anima empresas aéreas a ampliar voos, com proximidade das festas de fim de ano

Brasil é 3° no Mundial de Futsal; Portugal bate Argentina e leva inédito título

Brasil é 3° no Mundial de Futsal; Portugal bate Argentina e leva inédito título

A seleção portuguesa garantiu o inédito título graças ao herói Pany. O jogador fez os dois gols na decisão diante dos atuais campeões. O goleiro Bebé fechou o gol no fim e também deu enorme contribuição à conquista.

Covid-19: Após 18 meses, Portugal reabre boates no 'dia da libertação'; médicos aprovam o timing

Covid-19: Após 18 meses, Portugal reabre boates no 'dia da libertação'; médicos aprovam o timing

A médica gaúcha Nair Amaral em ação na linha de frente de combate à COVID-19 em Portugal

Durban+20: João Rosário, o perfil de um afrodescendente fazendo história em Portugal

Durban+20: João Rosário, o perfil de um afrodescendente fazendo história em Portugal

Na Praça do Comércio, Rosário lembra do passado escravocata de Portugal.

Eurodeputados exigem que banco de Portugal libere fundos da Venezuela para compra de vacinas

Eurodeputados exigem que banco de Portugal libere fundos da Venezuela para compra de vacinas

O deputado irlandês Mick Wallace foi um dos parlamentares a assinar a carta e denunciar bloqueio em redes sociais