Perdeu a prova do Enem 2024? Veja se tem direito à reaplicação
Foto: © MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Perdeu a prova do Enem 2024? Veja se tem direito à reaplicação
São Paulo, Sp (folhapress) - 06/11/2024 10:15:28 | Foto: © MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após a realização do primeiro dia de provas do Enem 2024, no último domingo (3), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o exame, anunciou nesta segunda-feira (4) o período para o pedido de reaplicação da prova.
O prazo para solicitar a reaplicação será de 11 a 15 de novembro e somente alguns casos têm direito: quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por alguma das doenças infectocontagiosas previstas no edital.
Para esses casos, as novas provas serão nos dias 10 e 11 de dezembro.
O Inep destaca que quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. "O participante será considerado ausente e as notas das provas realizadas servirão apenas para autoavaliação", diz.
Se o participante foi afetado por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, ele pode solicitar a reaplicação. Em tais casos, o inscrito deverá comparecer normalmente ao segundo dia de aplicação, no próximo domingo (10), e solicitar a reaplicação do exame do primeiro dia.
São considerados problemas logísticos, segundo o edital, situações como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
As doenças infectocontagiosas listadas no edital são: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.
Nesse caso, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos que comprovem a doença, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já em relação aos problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas no dia da prova.
Perdeu a prova do Enem 2024? Veja se tem direito à reaplicação
Depois de todo um ano se preparando para fazer o Enem, é desesperador perder a prova por imprevistos que podem acontecer no dia. Por isso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela prova, prevê no edital a possibilidade de solicitar a reaplicação do exame.
Essa é uma oportunidade para candidatos que foram prejudicados ao longo da aplicação do exame ou que não puderam comparecer ao local de prova –mas em circunstâncias específicas.
As provas serão reaplicadas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos nos dias 10 e 11 de dezembro. A divulgação antecipada das datas da reaplicação é uma novidade do Enem 2024.
O pedido para a reaplicação deve ser feito na página do participante do Enem.
Segundo o edital do Enem 2024, podem pedir a reaplicação, os candidatos que enfrentaram problemas como:
- Comprometimento da infraestrutura
- Desastres naturais
- Falta de energia elétrica no local de prova
- Erros no procedimento de aplicação da prova, ou qualquer outro que comprovadamente tenha prejudicado o(a) participante antes ou durante a realização da prova A solicitação será avaliada e leva em conta as intercorrências registradas em cada município/local de prova.
Problemas de saúde
Entre os problemas de saúde que permitem ao candidato solicitar a reaplicação estão doenças como:
- Influenza A ou B
- Covid-19
- Tuberculose
- Coqueluche
- Rubéola
- Varíola
- Sarampo
- Difteria
- Varicela
- Meningites ou doença meningocócica
- Poliomelite por vírus
- Doença invasiva por Haemophilus influenza
É preciso apresentar atestado médico na justificativa do pedido para a reaplicação.
As regras do edital definem que o participante que "alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas ou precisar ausentar-se do local de provas" não pode solicitar a reaplicação.
Como fica o segundo dia de prova?
Segundo o edital, o participante afetado por problemas logísticos durante o primeiro dia de aplicação das provas deverá comparecer no segundo dia e poderá solicitar a reaplicação apenas do primeiro dia de prova.
Comentários para "Candidatos podem pedir reaplicação do Enem 2024 de 11 a 15 de novembro":