Embaixador do Brasil na Rússia, Tovar da Silva Nunes, em conversa com a Sputnik Brasil, agradeceu ao governo de Vladimir Putin por permitir que a Anvisa inspecione a produção da vacina Sputnik V.
Portal Sputnik Brasil - 12/04/2021 20:06:36 | Foto: AP Photo / Alexander Zemlianichenko Jr
Tovar da Silva Nunes, que foi imunizado com a Sputnik V, disse que o " Brasil agradece à Rússia por permitir que funcionários da Agência Nacional de Inspeção Sanitária (Anvisa) inspecionem as instalações de produção da vacina Sputnik V contra o coronavírus.
As declarações foram feitas durante a Prodexpo, a maior e mais importante feira de alimentos da Rússia, que começou nesta segunda-feira (12).
Na semana passada, a Anvisa anunciou que seus dirigentes visitarão uma unidade de produção da vacina russa contra o coronavírus. A entidade disse que o objetivo da viagem é "coletar os dados que faltam" sobre a produção da vacina, o que é importante tanto para avaliar sua uso e importação para o Brasil.
Sputnik V doses
Funcionários da Anvisa devem visitar duas fábricas: uma responsável pela produção, o que acontecerá entre 15 a 21 de abril, e outra responsável pela etapa final e embalagem, de 19 a 23 de abril.
"Na verdade vamos cumprimentar o time [da Anvisa] na quarta-feira [14 de abril]. Eles virão na quarta-feira (14), serão dois times. Estamos muito gratos ao lado russo por permitir que cheguem em tão pouco tempo. Há muita troca de que a embaixada está ajudando a construir essa ponte entre a Rússia e o Brasil, o governo federal, e acho que as coisas estão evoluindo muito rápido", disse o chanceler Da Silva Nunes.
O presidente Jair Bolsonaro quer assumir as negociações para a compra da #SputnikV diretamente com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. https://t.co/HNfx1N6O32
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 5, 2021
Em seguida, ele acrescentou que já havia recebido as duas doses da vacina russa Sputnik V. "Eu sou uma prova viva de que é uma vacina muito boa. Efeito colateral zero, muito feliz... E os anticorpos subiram para o céu, dispararam em um nível muito alto ", comentou o embaixador.
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro. Na reunião on-line, os dirigentes discutiram o registro da vacina russa Sputnik V no Brasil, a organização de suas entregas, e produção do medicamento no país.
A Prodexpo 2021 é uma importante feira internacional de alimentos e bebidas na Rússia e no Leste Europeu, e acontecerá em Moscou de 12 a 16 de abril. Os produtores apresentaram alimentos e bebidas essenciais, além de produtos orgânicos, esportivos e saudáveis, halal, kosher e exóticos.
Devido à pandemia COVID-19, o número de exposições estrangeiras foi menor do que nos anos anteriores. Este ano, Armênia, Brasil, Itália, Sérvia, Espanha, Sri Lanka e Turquia estiveram entre os países que representaram suas exposições.
Comentários para "Brasil é grato à Rússia por permitir que a Anvisa inspecione a produção da Sputnik V, diz embaixador":