Bolsonaro quer intervir na Petrobras para entregá-la aos amigos assim como PT fez

Bolsonaro quer intervir na Petrobras para entregá-la aos amigos assim como PT fez, diz Elena Landau

Bolsonaro quer intervir na Petrobras para entregá-la aos amigos assim como PT fez
Bolsonaro quer intervir na Petrobras para entregá-la aos amigos assim como PT fez

Agência Onu News De Noticias - 26/05/2022 08:52:51 | Foto: Reprodução Portal Brasil 247 - Maria

Para especialista, o governo poderia mitigar o problema da alta dos combustíveis criando subsídios para quem realmente precisa. Entretanto, não há interesse nesta medida porque na verdade o que o presidente quer é intervir na empresa e a entregá-la ao centrão.

Segundo Elena Landau, economista e ex-diretora de Privatizações do BNDES, as trocas constantes do presidente, Jair Bolsonaro (PL), na Petrobras não têm como intuito resolver o grave problema da inflação do país, mas sim gerar estratégias para criar um choque de preços mirando o ano eleitoral.

Em entrevista ao jornal O Globo nesta quarta-feira (25), a economista ainda afirma que se o presidente quisesse mesmo resolver o problema dos preços dos combustíveis para quem precisa, ele já teria o feito através de subsídios, e que a real intenção é entegrar a estatal para o centrão.

"Bolsonaro não tem interesse nenhum em resolver o problema dos preços dos combustíveis para quem precisa. Se ele tivesse, já teria feito. Vários países já fizeram subsídio para pessoas que dependem disso para trabalhar no dia a dia. O que ele quer é intervir na empresa e retomá-la para entregá-la ao centrão", afirmou Landau citada pela mídia.

Prova disso, seria o fato de que o presidente da Câmara dos Depuatados, Arthur Lira (PP), já está com " Lei das Estatais na gaveta ", e a estratégia do mandatário "se parece com a aplicada pela ex-presidente, Dilma Rousseff ".

"Bolsonaro já ameaçou mudar o Estatuto da Petrobras. Arthur Lira já está com a mudança da Lei das Estatais na gaveta. Tudo isso é para fazer exatamente o que a Dilma fazia na Petrobras, é o mesmo tipo de pensamento."

Questionada sobre o que poderia ser feito para diminuir a alta dos preços dos combustíveis, Landau afirma que o governo poderia "ter usado os lucros da Petrobras para fazer uma política pública de qualidade" e que em vez de "brigar" com estados por conta do ICMS, "poderia ter feito um acordo para usar arrecadação para subsidiar transporte público".

"Toda vez que Bolsonaro abre a boca com ideias estapafúrdias, piora a situação. O valor da Petrobras cai, os lucros e a distribuição de dividendos diminuem [...] O que ajuda a manter a inflação em alta é a instabilidade causada por Bolsonaro quando abre a boca", declarou.

Em sua visão, o atual governo replica a política do PT de "tomar conta da empresa".

"A Petrobras já transaciona na bolsa muito abaixo do seu valor potencial. O que Bolsonaro quer é tomar conta da empresa exatamente como foi feito em governos do PT. Vai entregar a diretoria aos amigos. A medida aqui é intervir com fins eleitoreiros ", conclui.

Comentários para "Bolsonaro quer intervir na Petrobras para entregá-la aos amigos assim como PT fez":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório