×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 18 de janeiro de 2022

Aposta nos municípios para alavancar o turismo no Brasil

Aposta nos municípios para alavancar o turismo no BrasilFoto: Gabriel Matos/Setur-DF

O grupo de trabalho atuará na elaboração de políticas públicas por meio de quatro eixos: estruturação, inteligência mercadológica, qualificação e promoção

Agência Brasília* | Edição: Renata Lu - 12/01/2022 - 22:59:55

Brasília tem papel fundamental na elaboração de novas metas para ampliar o fluxo de viajantes

Mais uma vez Brasília sai na frente na reformulação de ações para alavancar o turismo brasileiro. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), deu início, nesta quarta-feira (12), a uma série de discussões para promover os destinos nacionais.

Os atrativos turísticos nos municípios do país foram tema do encontro entre o presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Ângelo Sanches, o secretário Nacional Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Augusto Oliveira, o gerente de gabinete e Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, André Reis e a secretária de Turismo do Distrito Federal e diretora de Promoções na Anseditur, Vanessa Mendonça.

“Quanto mais o tempo passa, mais me convenço de que o turismo é, de fato, a engrenagem para mudar a economia de uma cidade”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, reforçou que o grupo de trabalho atuará por meio de quatro eixos. “O objetivo é elaborar políticas públicas por meio de estruturação, inteligência mercadológica, qualificação e promoção. Desta forma, podemos construir destinos e atrativos mais sólidos no propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda”.

“A atuação dos municípios por meio da Anseditur é sólida, séria, concreta e tem propósito. Eu percebo que o prefeito está engajado na promoção do seu município e convencido de que o turismo é a engrenagem para mudar a economia de sua cidade. Recebo semanalmente dirigentes de todo o país em busca de projetos desenvolvidos em minha gestão que fizeram de Brasília um case de sucesso”, informa a secretária de Turismo do DF.

“Esse encontro celebra o início de um plano de trabalho para a elaboração conjunta de promoção de destinos turísticos com um olhar, principalmente, dos municípios, buscando a identidade e as reais características de cada região. Queremos mostrar o verdadeiro Brasil para os brasileiros e apresentar para os turistas estrangeiros os destinos que vão além de praia e sol”, defende Ângelo Sanches.

Foram apresentadas propostas para que seja composto um Grupo de Trabalho (GT) onde os projetos de promoção e divulgação dos destinos partindo dos municípios do país possam ser discutidos e planejados de forma conjunta. Os municípios engajados em divulgação e promoção do turismo são grandes potencializadores de geração de emprego e renda local. Vanessa Mendonça ressalta essa participação dos municípios como reforço dos destinos.

Atualmente, cerca de 800 municípios estão associados à Anseditur, que representa todas as regiões do país. Para o presidente da Associação, as regiões municipais estão repletas de equipamentos turísticos e culturais que representam a pluralidade do povo brasileiro e precisam ganhar destaque no cenário do turismo nacional.

“Esse encontro celebra o início de um plano de trabalho para a elaboração conjunta de promoção de destinos turísticos com um olhar, principalmente, dos municípios, buscando a identidade e as reais características de cada região”Ângelo Sanches, presidente da Anseditur

Na avaliação de Ângelo, o foco é a divulgação do que existe de fato em cada canto do país. “É nos municípios, nas histórias e nas vivências de cada destino que se encontra o Brasil onde existe uma potencialização das regionalidades presentes nos interiores dos Estados,” finaliza.

Para o gerente da diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, André Reis, uma boa preparação dos municípios é essencial para a promoção internacional do país. “Nós já tivemos a experiência de promover, por um determinado período, os destinos nacionais para os brasileiros. Então a Embratur vê a iniciativa com muito bons olhos, por que é nos municípios que as coisas acontecem, onde o turismo acontece de fato. É fundamental que os municípios estejam cada vez mais preparados para o turismo, para que o turismo internacional seja bem recebido e tenha ótimas experiências. E quanto mais preparados, melhor para o Brasil e mais oferta para o turista internacional”, afirma André Reis.

Leia também

Confira atrações turísticas para levar a criançada no fim de ano

Brasília terá circuito turístico específico para motos

Capital de todos os brasileiros totalmente iluminada para o Natal

“Quanto mais o tempo passa, mais me convenço de que o turismo é, de fato, a engrenagem para mudar a economia de uma cidade. Hoje tive a enorme satisfação em participar com meu amigo Ângelo Sanches, presidente da Anseditur, de reunião para elaborar ações e planejamentos para a promoção do turismo nacional em parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur”, disse Vanessa Mendonça.

Também participaram desse encontro Fábio Augusto, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, o assessor Rodrigo Castilho, Débora Barboza, chefe de gabinete da SNDTur, Fernanda Amorim, assistente de gabinete da SNDTur e Meyre Fance, secretária executiva da Ansenditur.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Comentários para "Aposta nos municípios para alavancar o turismo no Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Estados vão avaliar áreas turísticas suscetíveis a desastres

Estados vão avaliar áreas turísticas suscetíveis a desastres

Decisão foi tomada após tragédia em Capitólio

Viagens de verão aquecem setor de hotelaria e turismo

Viagens de verão aquecem setor de hotelaria e turismo

Quais cuidados tomar para contratar um seguro-viagem?

Covid-19: Entenda o direito do consumidor que teve voo cancelado

Covid-19: Entenda o direito do consumidor que teve voo cancelado

Situação é provocada pelo afastamento de pilotos, copilotos e aeromoça

Especialistas recomendam atenção aos cuidados para encarar o verão diante do avanço da Covid-19

Especialistas recomendam atenção aos cuidados para encarar o verão diante do avanço da Covid-19

Testes devem ser realizados sempre que algum sintoma de síndrome gripal surgir

Centenas de voos são cancelados em meio a avanço de Covid-19 e gripe

Centenas de voos são cancelados em meio a avanço de Covid-19 e gripe

Dispensas médicas por covid-19 entre pilotos e copilotos aumentaram

Acesso ao Santuário do Caraça está impedido devido ao transbordamento do rio Taboões

Acesso ao Santuário do Caraça está impedido devido ao transbordamento do rio Taboões

A equipe do Santuário do Caraça está entrando em contato com as pessoas que fizeram a reserva para este final de semana e orienta os visitantes para que não se dirijam ao local até que um novo comunicado seja realizado.

Píer Mauá deve deixar de receber 25 mil turistas

Píer Mauá deve deixar de receber 25 mil turistas

Cruzeiros foram suspensos na segunda-feira

Aeroporto de Recife é o mais pontual do Brasil e o quinto do mundo, aponta levantamento

Aeroporto de Recife é o mais pontual do Brasil e o quinto do mundo, aponta levantamento

Terminal ficou entre os cinco primeiros na lista dos aeroportos de médio porte.

Aumentam casos de Covid-19 nos navios de cruzeiros na costa brasileira

Aumentam casos de Covid-19 nos navios de cruzeiros na costa brasileira

Nos navios monitorados há mais de 200 casos reportados, diz Anvisa

Procon exige que empresas de cruzeiros garantam direitos do consumidor

Procon exige que empresas de cruzeiros garantam direitos do consumidor

Notificação vem após notícia de casos de covid-19 em embarcações

Voltam a valer regras antigas para remarcação de passagens

Voltam a valer regras antigas para remarcação de passagens

A medida entrou em vigor a partir de 1º de janeiro