A carga da viagem inclui uma variedade de produtos peruanos, como mirtilos, abacates e produtos minerais
Foto: Xinhua/Fang Zhe
A carga da viagem inclui uma variedade de produtos peruanos, como mirtilos, abacates e produtos minerais
Agência Xinhua Brasil - 24/12/2024 09:14:25 | Foto: Xinhua/Fang Zhe
Shanghai, 18 dez (Xinhua) -- O navio "Xin Shanghai", operado pela China COSCO Shipping Corporation Limited, chegou ao Porto de Yangshan de Shanghai por volta das 15h30, na quarta-feira, após uma jornada de 23 dias desde o Porto de Chancay, no Peru, tornando-se o primeiro navio a chegar a Shanghai partindo de Chancay, depois da abertura oficial do porto peruano em novembro.
A viagem também marcou a abertura da ligação marítima operacional entre Shanghai e o Porto de Chancay, um projeto emblemático recém-inaugurado no âmbito da cooperação Cinturão e Rota entre a China e o Peru.
A carga da viagem inclui uma variedade de produtos peruanos, como mirtilos, abacates e produtos minerais.
De acordo com Wu Jianzhong, gerente regional da Joy Wing Mau Fruit Technologies Corporation Limited (JWM), dono dos mirtilos peruanos no navio, metade dos mirtilos será distribuída em Shanghai, mirando mercados atacadistas e supermercados no leste da China, enquanto o restante será transportado para o norte da China.
Antes da abertura do Porto de Chancay, o comércio entre o Peru e a China era feito principalmente pelo Porto de Callao, no Peru. Com o Porto de Chancay agora em operação, mais serviços de remessa de contêineres foram introduzidos ao longo da costa oeste da América do Sul, reduzindo o tempo de transporte entre o Peru e a China para cerca de 23 dias, muito mais rápido do que a média atual do mercado.
Espera-se que o lançamento da nova rota melhore a entrada de frutas frescas e outros produtos do Peru nos mercados chinês e da Ásia-Pacífico.
Para garantir a qualidade dos produtos perecíveis durante o transporte, a China COSCO Shipping Corporation Limited integrou tecnologia de ponta e soluções digitais. Essas inovações permitem o monitoramento em tempo real da temperatura e da umidade, garantindo um processo seguro e eficiente da cadeia de frios.
Olhando para o futuro, a empresa planeja expandir suas rotas de transporte marítimo com base no desenvolvimento do Porto de Chancay e contribuir para estabelecer um novo corredor de transporte marítimo-terrestre entre a América Latina e a Ásia.
Essa nova rota direta entre o Porto de Chancay e Shanghai contribuirá para uma rede comercial mais eficiente e interconectada, ligando as regiões costeiras do Peru às áreas do interior, bem como a outros países da América Latina, disse Chen Xiaochen, gerente comercial para a América Latina da COSCO Shipping Lines Co.
A rota é um marco significativo na estratégia mais ampla da China de aumentar a conectividade marítima global, demonstrando o papel crescente do país na construção de uma rede de comércio internacional mais integrada e eficiente, acrescentou Chen.
Como o primeiro porto inteligente e verde da América do Sul, o Porto de Chancay, inaugurado em novembro, está localizado a cerca de 78 km ao norte de Lima, a capital peruana.
Com um comprimento total de 1.500 metros e quatro atracadouros, o porto, equipado com tecnologias inteligentes da China, pode lidar com navios com uma capacidade de 18 mil TEUs (unidades equivalentes a vinte pés) e está projetado para processar 1 milhão de TEUs anualmente, com capacidade aumentando para 1,5 milhão de TEUs a longo prazo.
Comentários para "Primeiro navio partindo do Porto de Chancay, Peru, chega a Shanghai":