Projeto leva a história do chorinho para escolas públicas do Distrito Federal

'Vibrações: Chorinho nas Escolas' passou por instituições em Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga, Sobradinho e Riacho Fundo II, atendendo cerca de 1,3 mil estudantes.

Projeto leva a história do chorinho para escolas públicas do Distrito Federal
Projeto leva a história do chorinho para escolas públicas do Distrito Federal

Catarina Loiola, Da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo - 18/06/2025 11:15:19 | Foto: Divulgação

Cerca de 1,3 mil estudantes de sete escolas públicas do Distrito Federal mergulharam na história de um dos principais gêneros da música popular brasileira: o chorinho. A imersão no ritmo, considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil, ocorreu graças ao projeto “Vibrações: Chorinho nas Escolas”. As atividades foram promovidas com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

A primeira edição do projeto foi gravada em vídeo e reunida em um documentário, disponível no YouTube. Foram atendidas turmas do ensino fundamental, ensino médio e ensino para jovens e adultos de instituições de Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga, Sobradinho e Riacho Fundo II.

A programação incluiu rodas formativas sobre chorinho e outros gêneros musicais, bate-papos e shows, nos meses de abril e maio. O projeto foi finalizado com um workshop no Clube do Choro. Os encontros contaram com a participação de nomes do cenário cultural brasiliense, para enriquecer ainda mais a experiência dos estudantes, como Leandro Tigrão, Fernanda Vitório, Mari Sardinha e a drag Dalila.

Dalila, inclusive, é performada pelo idealizador do projeto, Caio Handel. Segundo ele, a proposta é descentralizar o acesso ao chorinho, estilo importante para a cultura brasileira, mas ainda pouco presente no repertório das novas gerações. Os alunos aprenderam a história e as características do ritmo, além de terem conhecido chorinhos icônicos. Um deles foi Carinhoso, composto por Pixinguinha e João de Barro em 1917.

“Fizemos uma pesquisa no início e constatamos que a maioria nunca tinha ouvido falar sobre o chorinho. Já no final, tivemos um feedback muito legal, em que os estudantes contaram que gostaram muito das atividades e de aprender mais sobre esse gênero musical”, explica Handel.

Ele acrescenta que a presença de Dalila nas atividades impulsionou o interesse dos participantes. “Dalila é a primeira a tocar em uma roda de choro no Brasil e no mundo, e sua presença nas escolas gerou engajamento para nós, ainda mais em um contexto em que ela estava falando de música, tocando. E sem o FAC não teríamos conseguido tirar a ideia do papel, foi algo essencial”, pontua.

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