Autorizada parceria para terminal de combustíveis na ferrovia Transnordestina

Decisão da ANTT permite contrato de investidor associado entre Transnordestina e Terminais Marítimos de Pernambuco para implantação de terminal em Teresina (PI)

Autorizada parceria para terminal de combustíveis na ferrovia Transnordestina
Autorizada parceria para terminal de combustíveis na ferrovia Transnordestina

Agência Gov | Via Antt - 11/03/2025 11:09:43 | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em decisão histórica, a anuência prévia para a formalização do contrato de Investidor Associado entre a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) e o Terminais Marítimos de Pernambuco (Temape). O acordo viabiliza a implantação de um terminal de granéis líquidos dedicado a combustíveis em Teresina (PI), marcando um avanço significativo na infraestrutura ferroviária concedida do país.

Essa é a primeira vez que a ANTT delibera sobre um contrato nesse modelo, previsto na Lei 14.273/2021 e no Decreto 11.245/2022. O mecanismo permite que concessionárias ferroviárias recebam investimentos privados para expansão e melhoria da infraestrutura, promovendo maior eficiência logística e integração modal no transporte de cargas.

O projeto prevê um investimento de R$ 40 milhões, inteiramente financiado pelo Temape, para a construção do Terminal Secundário de Armazenagem de Combustíveis. A estrutura contará com aproximadamente 27.000 m³ de tancagem e um ramal ferroviário com 15 novas plataformas de descarregamento de combustíveis, com capacidade de movimentação anual de 140 mil toneladas.

Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a entrada da Temape como Investidor Associado representa avanço significativo no setor ferroviário e resultará em um forte incremento na movimentação de combustíveis no Piauí, principalmente no trecho concedido à FTL, responsável pela operação da Malha 1 da Transnordestina. "Entre os benefícios do projeto, podemos destacar maior eficiência operacional, permitindo o transporte de grandes volumes em uma única viagem, redução de custos logísticos por tonelada transportada, aumento nos níveis de segurança, reduzindo riscos de acidentes e vazamentos, além de ser algo totalmente sustentável, com redução das emissões de CO₂ por tonelada transportada", explicou Sampaio.

Atualmente, a empresa é responsável por mais de 80% do abastecimento de combustíveis no Piauí, realizando diariamente a conexão ferroviária entre o porto do Itaqui (MA) e os terminais de combustíveis em Teresina (PI), em um trajeto de 450 quilômetros. "O transporte ferroviário é essencial para garantir um abastecimento seguro, eficiente e ambientalmente responsável", completou Sampaio.

Previsão e infraestrutura das obras
O cronograma do projeto prevê o início das obras em 2025, com previsão de conclusão até 2027 e operação plena a partir de 2028, condicionado à obtenção das licenças necessárias junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A infraestrutura contemplará instalações de recepção ferroviária e rodoviária, meios de armazenamento de produtos, estrutura de expedição rodoviária, laboratório de análises, subestacão, pátio de bombas e pátio de caminhões. Também está prevista a construção de um edifício administrativo, além de um moderno sistema de proteção e combate a incêndios e automação de processos.

A proposta da FTL inclui a devolução de trechos menos viáveis para que o governo possa desenvolver novos projetos, como o transporte ferroviário de passageiros. A expectativa é que as negociações avancem ainda neste semestre, com mediação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Além disso, o mesmo grupo econômico administra a Transnordestina Logística, que está construindo a ferrovia que ligará o Piauí ao Porto de Pecém (CE). A previsão é de que os primeiros transportes de carga nessa ferrovia ocorram ainda em 2025, marcando avanços no setor logístico do país.

Com impactos positivos para a economia, segurança e meio ambiente, a iniciativa reflete o compromisso da ANTT com a modernização e eficiência da infraestrutura nacional. "A decisão pioneira da ANTT ao autorizar o contrato de Investidor Associado entre FTL e Temape abre um novo capítulo para o setor ferroviário brasileiro, promovendo investimentos privados e consolidando o modal ferroviário como alternativa estratégica e sustentável para o transporte de combustíveis no país", concluiu o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

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